PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Igreja cristã: Campanha de Fraternidade 2021 começa nesta Quarta-feira de Cinzas

Ocorrida no começo do período da Quaresma, que começa hoje e vai até 3 de abril, a campanha não é uma distração do período, mas uma concretização, afirma o arcebispo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques

23:07 | 17/02/2021
Material promocional da Campanha de Fraternidade 2021, que tem como lema
Material promocional da Campanha de Fraternidade 2021, que tem como lema "Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade" (Foto: Arquidiocese de Fortaleza)

Encabeçada anualmente pela Igreja Católica há 56 anos, a Campanha de Fraternidade chega à edição de 2021, que teve início nesta quarta-feira, 17, durante missa realizada na Arquidiocese de Fortaleza. Neste ano, o evento é ecumênico, ou seja, recebe adesão de outras igrejas cristãs não-católicas. Esta união religiosa acontece a cada cinco anos, sendo esta a quinta vez.

A missa de hoje foi presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza. Segundo ele, o caráter ecumênico do evento “não tira as diferenças, mas não mata as semelhanças”, e abre espaço para a participação de toda a sociedade civil, independente de religião, pois “todos são criaturas do mesmo amor de Deus”.

Ocorrida no começo do período da Quaresma, que começa hoje e vai até 3 de abril, a campanha não é uma distração do período, mas uma concretização, afirma o arcebispo: “Compromisso efetivo de conversão e comunhão”. Em 2021, o evento tem como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e como lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.

A primeira Campanha de Fraternidade ocorreu em 1964. Apenas em 2000 aconteceu de forma ecumênica pela primeira vez. De acordo com a Arquidiocese, a campanha objetiva “convidar as comunidades de fé e pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para superar as polarizações e violências através do diálogo amoroso, testemunhando a unidade na diversidade”.

Amanhã, 18, acontece, a partir das 10h, o lançamento da Campanha de Fraternidade 2021, com a presença do arcebispo, de Padre Francisco Ivan Souza e Padre Luis Sartorel. Os eventos podem ser acompanhados pelo site da Arquidiocese de Fortaleza e pelas redes sociais (Facebook, Twitter e YouTube).