MPCE recomenda que prefeitura de Fortaleza agilize vacinação contra Covid-19 e disponibilize dados

A cobrança foi realizada em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), em reunião realizada nessa quarta-feira, 3

Em reunião virtual realizada nessa quarta-feira, 3, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e o Ministério Público Federal (MPF) fizeram cobranças à Prefeitura de Fortaleza quanto ao processo de vacinação contra a Covid-19 na Capital. As instituições pediram mais agilidade no procedimento e solicitaram que o órgão municipal divulgue uma lista em seu site oficial informando o nome das pessoas cadastradas, as agendadas e as que já receberam a dose do imunizante.

Estiveram presentes no encontro representantes da Secretaria da Saúde de Fortaleza (SMS), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e da Procuradoria Geral do Ceará (PGE), além dos membros do MP Federal e Estadual. De acordo com o MPCE, foi solicitado que a prefeitura municipal agilize a vacinação de idosos, criando meios para isso.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Tanto o MPCE como o MPF recomendaram como alternativas que a Prefeitura utilize espaços como a Rede Cuca e escolas para o processo de vacinação. A utilização dessas instituições com esse intuito, conforme apontaram órgãos, deve possibilitar tanto a agilidade do processo como uma "descentralização" dele nos bairros periféricos da Capital, permitindo que as pessoas possam ir receber a dose até mesmo a pé.

| LEIA MAIS |

Vacinação em drive-thru segue nesta quinta; veja quem recebe as doses

Vacinação em Fortaleza: já são mais de 50 mil vacinados

Além disso, os órgãos solicitaram ao Município que sejam divulgadas também informações sobre o "perfil dos vacinados, a quantidade de vacinas já aplicadas, o estoque restante", entre outras. Na última semana, o MPCE já havia solicitado a Prefeitura informações sobre as pessoas vacinadas, no intuito de "possibilitar o acompanhamento dos dados, em tempo real, pelo cidadão e pelos órgãos de controle".

O POVO procurou a SMS, órgão responsável pela atualização dos dados requeridos, para esclarecer quanto a cobrança realizada pelos órgãos. De acordo com a instituição, a recomendação está sendo avaliada e a pasta deve emitir uma resposta ao MPCE após esse processo.

Vacinação em Fortaleza 

O processo de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza teve inicio no dia 18 de janeiro, quando as primeiras doses de imunizantes chegaram ao Estado. Até esta quinta-feira, 4, mais de 51.816 pessoas já haviam sido vacinadas na Capital- conforme dados divulgados pela SMS. 

A primeira etapa da imunização é destinada para idosos acima de 75 anos, profissionais da saúde e indígenas, tendo recebido ainda a dose pessoas acima de 18 anos com deficiência e institucionalizada. O cadastramento pode ser realizado por meio dos telefones (85) 3452-6979 e (85) 3542-6990, podendo ainda ser atualizado no site Vacine Já ou no aplicativo Mais Saúde Fortaleza, disponível para Android e para iOS.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação fortaleza covid mpce cobra prefeitura fortaleza processo de vacinação coronavírus fortaleza mpf cobra prefeitura

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar