PUBLICIDADE
Fortaleza
Noticia

Aulas na rede pública de Fortaleza começam de forma remota nesta quinta, 28

Ao todo, 235 mil alunos iniciarão as atividades em regime remoto

Mirla Nobre
17:39 | 26/01/2021
AULAS REMOTAS começam amanhã na rede pública de Fortaleza que teve acréscimo de alunos este ano (Foto: Divulgação)
AULAS REMOTAS começam amanhã na rede pública de Fortaleza que teve acréscimo de alunos este ano (Foto: Divulgação)

As aulas remotas do ano letivo 2021 da rede municipal de ensino de Fortaleza começam nesta quinta-feira, 28, segundo informou a Prefeitura de Fortaleza nesta terça-feira, 26. Ao todo, 235 mil alunos iniciarão as atividades em regime remoto. A decisão desta modalidade de ensino faz parte das medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Estado do Ceará.

Para fortalecer a aprendizagem dos alunos e auxiliar os profissionais da Educação envolvidos no ensino remoto, serão disponibilizados para os alunos da rede municipal material escolar, livros e conteúdos complementares, como chips e tablets com a finalidade de apoiar as atividades virtuais escolares, além do kit de alimentação. “Nós vamos garantir o kit alimentação para toda a rede. São 235 mil alunos. Além do kit alimentar, tem o kit pedagógico, que é o material escolar. Lá, tem toda a especificação por classe, por faixa etária”, disse o prefeito de Fortaleza, José Sarto.

Em 2020, o modelo remoto foi adotado na rede pública de ensino, onde contou com 231 mil alunos matriculados. Neste ano, o número passou a cerca de 235 mil, uma alta de 1,7% das matrículas na rede municipal. Segundo a secretária municipal da Educação, Dalila Saldanha, em 2020, o ensino remoto demonstrou “eficácia na manutenção dos vínculos dos estudantes com a escola, o que se refletiu em baixa evasão e aumento no número de matrículas”.

Para os professores, esta modalidade permitirá o trabalho diretamente das suas residências, atendendo às medidas contra a Covid-19, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). “A gente conseguiu com esse processo seguir trabalhando na perspectiva de, cada vez mais, oferecer ferramentas e conteúdos digitais para apoiar tanto professores como também os estudantes”, comemorou a secretária. Segundo ela, gestores e professores estão envolvidos na elaboração da estratégia de retomada das aulas.

Leia Também | Até o fim de janeiro, entidades decidem sobre aulas presenciais na rede estadual

Apoio ao ensino remoto

Buscando atender as necessidades dos alunos neste período de pandemia, a Prefeitura de Fortaleza disponibilizará 21 mil tablets para estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) IV. Além disso, serão entregues 242 mil chips com 20 GB de internet, que permitirá ao aluno o acesso ao conteúdo escolar e outras práticas educacionais em regime domiciliar.

A Prefeitura de Fortaleza informou que, ambos os itens estão em processo de licitação para aquisição. A previsão de entrega dos materiais, que será realizada nas unidades escolares, é de 45 dias, após a contratação da empresa vencedora do processo licitatório.

Já o kit pedagógico, será composto conforme especialidade de cada etapa, Educação Infantil e Ensino Fundamental. O kit incluirá, entre outros itens, cadernos, canetinhas, lápis de grafite, lápis de cor, borracha, cola e tesoura. A entrega do material será efetuada até o final de fevereiro. Até o fim de fevereiro, os alunos receberão obras didáticas disponibilizadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

A alimentação escolar dos alunos acontecerá por meio da distribuição de kits de alimentação para todos os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino. O benefício individual será entregue a partir da segunda quinzena de fevereiro. Eles serão compostos por 1 caixa com 12 ovos, 1kg de açúcar, 2 kg de arroz branco, 1 pacote de macarrão espaguete, 1 pacote de biscoito, 1kg de feijão, 1 garrafa de óleo de soja, 1 kg de sal, 1 kg de farinha de mandioca e 1 pacote de farinha de milho.

Apoio e formação de profissionais

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME), as formações de profissionais da educação continuarão, assim como em 2020, a partir de fevereiro de forma virtual. As capacitações acontecem em horário de planejamento e contribuem para embasamento dos conteúdos em sala de aula.

Ainda segundo a Prefeitura de Fortaleza, foi implantado na Rede Municipal o Serviço de Psicologia Escolar, com a contratação de 12 psicólogos para o atendimento de profissionais, alunos e famílias como forma de apoio à comunidade escolar em geral durante este período de enfrentamento à pandemia.