Participamos do

Oito agentes socioeducativos e dois internos do Patativa são feridos em rebelião. Veja vídeo

O motim entre os internos iniciou na tarde desta sexta-feira, 25 e alguns dos feridos precisaram ser hospitalizados
19:22 | Dez. 25, 2020
Autor Angélica Feitosa
Foto do autor
Angélica Feitosa Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

*Atualizada às 21 horas

Uma rebelião entre os internos do Centro Socioeducativo Patativa do Assaré, no bairro Ancuri, em Fortaleza, iniciou na tarde desta sexta-feira, 25, e oito agentes socioeducativos foram feridos com pedras e paus por volta das 16h30min. O POVO apurou que dois deles ficaram feridos com maior gravidade e precisaram ser hospitalizados. Foram dez os adolescentes que participaram na rebelião, dois tiveram ferimentos leves e foram atendidos numa unidade hospitalar e encaminhados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

A razão para o motim, de acordo com a fonte, é de que os jovens teriam planejado fugir para passar o fim de ano em liberdade. Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas foi deslocado para atuar durante a rebelião no Centro Socioeducativo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os dois adolescentes com ferimentos leves foram atendidos pela enfermaria da Delegacia da Criança e do Adolescente, após serem encaminhados à Perícia Forense para realizarem o exame de corpo de delito. Os dois adolescentes feridos têm 17 anos. A ação foi contida pelo Grupamento de Intervenção Tática (GIT), da Polícia Militar do Ceará. A ocorrência será conduzida pela DCA.

"Como são proibidos de portar qualquer tipo de ferramenta de defesa, ficou difícil conter os internos. O Centro se encontra com aquele clima bem tenso, porque os internos já vinham falando em fuga para passar o final de ano soltos", informa um dos agentes do Centro.

Outro agente, que ficou ferido no episódio, estava em um hospital particular e disse que não conseguia andar. Ele disse temer represálias e contou só ter conseguido atendimento médico porque o um amigo o pegou no Centro Socioeducativo e o levou até a unidade hospitalar.

Os agentes não recebem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O agente socioeducativo não tinha informações sobre a situação dos demais adolescentes internos na unidade.

Juiz confirma escavação na muralha

O juiz Manuel Clístenes, titular da 5ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Fortaleza, confirmou que foram dez os jovens que se envolveram numa tentativa de escavação de um buraco na muralha do centro, quando um dos agentes socioeducadores percebeu e tentou contê-los. “Os jovens passaram a atirar pedras e paus nos socieducadores”, informa o magistrado. Ainda de acordo com Clístenes, nenhum dos centros socieducativos estava acima da capacidade. “Há até 15 dias, alguns tinham até vagas”, afirmou.

Ainda de acordo com o juiz, a visitação aos centros socioeducativos voltou há cerca de dois meses e meio, após terem sido interrompidas durante a pandemia no novo coronavírus. O Patativa do Assaré registrou alguns casos da doença entre internos e um diretor do centro, que já estava afastado, morreu em junho deste ano.

Nota da Seas

Em nota, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) informa que na tarde desta sexta-feira, um pequeno grupo de adolescentes do Centro Socioeducativo Patativa do Assaré realizou tentativa de fuga, sem êxito.

A nota informa ainda que a situação foi prontamente controlada pela equipe da unidade. Os socioeducadores que estavam no momento tiveram escoriações leves, e foram encaminhados para atendimento médico.

Foi feito um Boletim de Ocorrência e exames periciais pela direção da unidade e relatórios circunstanciados serão encaminhados à Corregedoria e Poder Judiciário, para identificar as causas do ocorrido.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar