Participamos do

4º Cuca de Fortaleza, no José Walter, é entregue pela Prefeitura; veja imagens

Acesso ao equipamento será por meio de visitas guiadas em grupo de 10 pessoas fazendo uso obrigatório de máscaras, das 8h às 20h, a partir desta quinta-feira, 17

Quase no fim do mandato, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) inaugurou nesta quarta-feira, 16, o quarto Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) da Capital, instalado no bairro José Walter. O equipamento será responsável por promover formação cultural e inclusão social por meio de práticas esportivas e cursos em diversos campos. Além deste equipamento, Fortaleza conta hoje com mais três Cucas, localizados na Barra do Ceará, Mondubim e Jangurussu. É o primeiro Cuca construído desde o início pela gestão Roberto Cláudio.

Veja imagens do Cuca José Walter:

Clique na imagem para abrir a galeria

Com investimento superior a R$ 38 milhões, o equipamento possui área superior a 8 mil m² e conta com piscinas, teatros, salas de artes marciais, skatepark, coworking, biblioteca, banheiros e copas. Além disso, pensando na formação de novos talentos, o prédio também é composto por anfiteatro e ambientes audiovisuais e artísticos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia Também | Unicef aponta que Fortaleza reduziu desigualdades na infância e adolescência entre 2016 e 2019

De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, durante visita restrita ao equipamento, a fim de evitar aglomeração em virtude da Covid-19, o espaço é uma oportunidade para os jovens fazerem florescer os seus talentos. “O Cuca cumpre esse papel. Isso demanda espaço, estrutura, apoio e pessoas qualificadas para descobrir, aprimorar e valorizar esses potenciais. Situado em área central, além do José Walter, serão contempladas as comunidades próximas, como Cidade Jardim, Planalto Ayrton Senna, Passaré e Parque Dois Irmãos”, disse.

Novas inscrições e matrículas

Conforme o cronograma de admissão de novos alunos, visitações e inscrições em atividades esportivas no Cuca José Walter têm início a partir desta quinta-feira, 17, com início das atividades experimentais a partir da próxima semana. A iniciativa deverá cumprir todas as regras sanitárias em virtude da Covid-19. O acesso ao equipamento será por meio de visitas guiadas em grupo de 10 pessoas fazendo uso obrigatório de máscaras, das 8h às 20h. É o que antecipou o prefeito Roberto Cláudio.

“Cumprindo todas as regras sanitárias em virtude da covid-19, esta semana, o Cuca José Walter estará aberto a visitações e a novas inscrições. Algumas atividades serão iniciadas, também seguindo rigorosos protocolos, a partir da próxima semana. A estrutura oferecida inclui cinema, laboratórios de TV, de rádio e de fotografia. Isso ajudará, inclusive, a treinar carreiras técnicas”, disse o prefeito de Fortaleza.

A partir da próxima terça-feira, serão ofertadas aulas experimentais de práticas esportivas. Estão inclusas as modalidades futsal, voleibol, handebol, judô, karatê, capoeira, cross training, treinamento funcional e dança. O acesso à biblioteca e ao espaço ao ar livre também será permitido mediante o cumprimento de protocolos. As matrículas destinadas às práticas esportivas e aos cursos de formação do mês de janeiro serão iniciadas em 5 de janeiro de 2021.

Segundo o coordenador de Políticas Públicas de Juventude de Fortaleza, Luís Fernando de Freitas, o espaço será uma oportunidade para descobrir atletas, esportistas, artistas, atores, dançarinos, bailarinos e profissionais da área da cultura. “A estrutura oferecida é superior a ambientes particulares da Cidade”, pontuou.

Leia Também | Senado aprova, com alterações, regulamentação do Fundeb

Cursos de formação

Distribuídas em oito áreas, as capacitações incluem qualificações em audiovisual, fotografia, informática, Libras, inglês, música, dança e teatro. A partir da conclusão de carga horária de, no mínimo, 20 horas/aula, os alunos recebem certificados. Os cursos de formação e as práticas esportivas serão destinados, prioritariamente, a jovens entre 15 e 29 anos.

Além dos cursos de formação, a Rede Cuca conta com programas de incentivo à leitura por meio de bibliotecas, onde são realizadas atividades como “Venha jogar”, “Leitura compartilhada” e “Hora pintada”. Outro segmento característico nos equipamentos distribuídos na Capital são as programações culturais, como festivais, mostras, exposições e habilitações na área da Comunicação.

Para o estudante de jornalismo Ermeson Santiago, aluno do Cuca da Barra do Ceará, o espaço trouxe um aprendizado extra fora da faculdade na área da comunicação. “No projeto Repórter Cuca, coloquei em prática tudo que aprendi na teoria na faculdade, e isso foi um grande conhecimento. Além disso, pude fazer parte de outros projetos no equipamento, como “Mulheres Empreendedoras”. O aprendizado profissional foi incrível”, relata.

Os equipamentos também disponibilizam atividades de educação em saúde, como testagens rápidas de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atendimento psicossocial, atividades de educação em Direitos Humanos, mediação de conflitos e articulação comunitária.

Ampliação da Rede Cuca

Além dos quatro Cucas entregues pela Prefeitura de Fortaleza, a partir de 2021, o bairro Pici receberá a quinta unidade da Rede. De acordo com o vereador eleito Júlio Brizzi, ex-coordenador de Políticas Públicas de Juventude de Fortaleza, a quinta unidade irá fortalecer o investimento na juventude. “Em 2021, o Cuca do Pici irá fortalecer esse cenário. Isso inclui ambientes físicos, com mais oportunidades, além de projetos e programas, a exemplo do Bolsa Jovem e do Juventude Sem Fronteiras. Isso enriquece o legado da gestão e garante a inclusão dos nossos jovens, que irão transformar a nossa Cidade em um lugar melhor”, concluiu.

Serviço

Visitações - Cuca José Walter
Onde: Rua Sessenta e Nove, bairro Prefeito José Walter
Quando: Terça-feira a Sexta-feira, das 8h às 20 horas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar