Participamos do

Fortaleza tem 19 praias próprias para banho neste fim de semana

A praia da Sabiaguaba entrou no relatório e terá resultado da análise nas próximas semanas
12:12 | Dez. 04, 2020
Autor Rubens Rodrigues
Foto do autor
Rubens Rodrigues Repórter do OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) divulgou novo boletim de balneabilidade em Fortaleza, na manhã desta sexta-feira, 4. De acordo com o índice de praias, a Capital tem 19 postos próprias para banho. Documento abarca o período de 30 de novembro último até o próximo domingo, 6 de dezembro.

O relatório agora conta com a Praia da Sabiaguaba, que fica localizada entre a foz do Rio Cocó e a rua Sabiaguaba. Esta é a segunda semana de análise da área e ainda são necessárias outras três para que o primeiro diagnóstico de balneabilidade seja divulgado.

Gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Gustavo Gurgel explica que são necessárias cinco amostras consecutivas para classificar uma praia pela primeira vez. "A praia entrou no relatório pelo pedido da própria comunidade, que já a utiliza bastante principalmente nos fins de semana e feriados", afirma.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ele diz que a Semace já vinha sendo cobrada pela análise de balneabilidade da Praia da Sabiaguaba desde 2019. A ideia era adicionar ainda nos primeiros meses de 2020, mas foi adiada devido a pandemia.

Confira as praias próprias e impróprias para banho

 

Na Zona Leste do litoral, 10 postos estão próprios para banho. Apenas o Posto 11 - Farol está impróprio.

As praias próprias são: entre o Posto dos Bombeiros 08 até a foz do Rio Cocó; entre os Postos dos Bombeiros 07 e 08; entre os Postos dos Bombeiros 06 e 07; entre o Posto dos Bombeiros 06 até a Praça 31 de Março; entre a Praça 31 de Março até Posto dos Bombeiros 04; entre os Postos dos Bombeiros 03 e 04; entre os Postos dos Bombeiros 02 e 03; entre os Postos dos Bombeiros 01 e 02; entre a rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 01; entre o Farol até a rua Ismael Pordeus.

O Centro, por outro lado, tem quatro praias impróprias para banho, dos postos 12 ao 15. São elas: entre a Praia dos Botes e o Farol; entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes; entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros; e entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió.

As seis praias próprias para banho no Centro vão do posto 16 ao 21: entre o Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema; entre a rua José Vilar e o Espigão da Desembargador Moreira; entre Espigão da Rui Barbosa até a rua José Vilar e o Espigão; entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa; entre o Aquário até o Espigão da rua João Cordeiro; e entre o INACE (Ind. Naval do Ceará) até o Aquário.

A Zona Oeste da Capital é a que menos tem lugares próprios para banho. São apenas três: entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno; entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó; e entre a Rua Jacinto Matos até a Av. Philomeno Gomes

Estão impróprias na Zona Oeste: Entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto Matos I; no espigão entre a avenida Dr. Theberge e a rua Boa Esperança I; entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça I; entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis Companheiros I; entre a Rua das Goiabeiras até a Rua Lagoa do Abaeté I; entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras I; e na Barra do Ceará.

Análise

 

Uma praia é considerada própria quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver no máximo 100 Enterococos por 100 mL da amostra.

Ainda confirme o documento, é considerada imprópria "quando não atendidos os critérios estabelecidos para águas próprias, quando o valor obtido na última amostragem for superior a 400 Enterococos por 100 mL da amostra, ou quando existirem ocorrências que possam ocasionar risco à saúde do banhista, tais como, presença de resíduos sólidos ou animais no entorno da área de banho".

Gurgel lembra ainda que uma praia também pode ser considerada imprópria mesmo se apresentar baixa quantidade da categoria coliforme, o que desaconselha contato direto e recreação. Para isso, é considerado derramamento de óleo, florescimento de algas e se há área de circulação de doenças de circulação hídrica.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar