Participamos do

O valor do jornalismo

Um dos pilares da democracia moderna, o jornalismo é o aliado do leitor na sua formação pessoal e profissional. Mediador da cultura contemporânea, guardião da memória de uma sociedade, é com jornalismo que se constrói a história recente de um povo. O POVO faz jornalismo! Assine!

Os últimos anos viram o fortalecimento do jornalismo profissional em vários países da Europa, da América Latina, incluindo o Brasil, e nos Estados Unidos. Em comum, esses países viram suas democracias enfraquecerem sob o ataque de líderes autoritários, além de serem inundados por ondas de desinformação que, de forma estratégica, visam à criação do caos social e a descrença nos valores científicos e democráticos.

Nesse momento, o jornalismo profissional se impôs e tem se transformado cada vez mais numa trincheira democrática, espaço de diálogo aberto e produção de informação de qualidade.

O que chamamos de jornalismo profissional?

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A informação produzida pelo jornalismo profissional é feita por etapas que incluem apuração bem feita, diversidade de fontes, checagem, critérios para publicação, edição. Tudo isso mediado pela baliza da ética e da técnica.

Durante a pandemia da Covid-19, que ainda estamos atravessando, o jornalismo profissional realçou sua vocação para prestar serviço de informação e orientação pública aos leitores, internautas, radiouvintes, telespectadores. O público, cansado de tanta desinformação, voltou-se para o jornalismo profissional.

O jornalismo profissional é um dos pilares da democracia moderna, um aliado do leitor na sua formação pessoal e profissional. É um mediador da cultura contemporânea, ao mesmo tempo que resgata a memória de uma sociedade e constrói no dia a dia a história recente de um povo.

O jornalismo profissional não é perfeito. É produzido por humanos falíveis. Por isso mantém na sua estrutura de produção controles de qualidade da informação.

O jornalismo profissional mantém vivo o compromisso de contribuir para uma sociedade cada vez melhor, mais justa e mais livre.

O POVO faz jornalismo profissional há 92 anos.

Serviço

Apoie o jornalismo profissional

O OP+, plataforma multistreaming de jornalismo, cultura e entretenimento que reúne
toda a produção do O POVO, convida você a apoiar o jornalismo profissional. Estendemos a black Friday e a assinatura do OP+ está com preço promocional: por apenas, R$ 1,99 nos três primeiros meses de assinatura, o cliente tem acesso a séries, documentários, reportagens especiais, jornal, cursos, palestras, livros e muitos mais.

Assine agora: clique aqui!

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar