Participamos do

Fortaleza recebe 1º microparque urbano e novos binários são implantados no Parque Manibura

Além das novidades, a sinalização da região revitalizada em 100 cruzamentos com novos semáforos, 6 km em ciclofaixas, travessias elevadas para pedestres, lombadas físicas e prolongamento de calçadas.
20:06 | Nov. 24, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nesta terça-feira, 24, a Prefeitura de Fortaleza inaugurou no bairro Parque Manibura o primeiro microparque urbano da Capital com projeto de urbanismo, praça arborizada, piso tátil, rampas de acessibilidade, aparelhos de ginástica e equipamentos lúdicos. Dois novos binários foram implantados na região, formados pela avenida José Leon e a rua Vereador Pedro Paulo, além das ruas Caiado de Castro e Júnior Rocha.

A iniciativa é da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), em parceria com a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), no âmbito do programa Fortaleza Verde. Inauguração foi conduzida pela primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, em nome do prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Além das novidades, a sinalização da região revitalizada em 100 cruzamentos com novos semáforos, 6 km em ciclofaixas, travessias elevadas para pedestres, lombadas físicas e prolongamento de calçadas. Objetivo é melhorar o fluxo de pessoas e carros no bairro. Os binários, conforme a Prefeitura, vêm para desafogar o tráfego na avenida Washington Soares.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O binário da José Leon/Vereador Pedro Paulo já está em funcionamento, com "a Avenida José Leon em sentido único de circulação leste/oeste seguindo em direção à BR-116. Já a Rua Vereador Pedro Paulo agora concentra o fluxo no sentido contrário oeste/leste no trecho compreendido entre a Avenida Dr. João Maciel Filho e a Rua Coronel Honório Vieira".

Já o das ruas Caiado de Castro e Júnior Rocha, "agora permite a ligação entre os bairros Cidade dos Funcionários e Jardim das Oliveiras. Dessa forma, a Rua Caiado de Castro agora opera em sentido único praia/sertão e a Rua Júnior Rocha, no sentido oposto sertão/praia. Em ambas as vias, foram implantadas ciclofaixas que se conectam à nova infraestrutura cicloviária do projeto do Novo Lago Jacarey, também inaugurado recentemente".

Desde 2014, a Prefeitura de Fortaleza já implantou 30 Binários e 1 Trinário, com mais de 50 bairros sendo contemplados, além das áreas adjacentes.

As novas ciclofaixas são:

- Rua José Alves Cavalcante, entre as avenidas José Leon e Desembargador Gonzaga (0,7 km)

- Rua Júnior Rocha, entre as avenidas Oliveira Paiva e Eduardo Brígido Monteiro (1,4 km)

- Av. Eduardo Brígido Monteiro, entre as ruas Júnior Rocha e Anastácio Mendes Braga (0,3 km)

- Rua General Caiado de Castro, entre as avenidas Eduardo Brígido Monteiro e José Leon (0,9 km)

- Rua Januário Campos, entre as avenidas José Leon e Oliveira Paiva (0,6 km)

- Av. José Leon, entre as avenidas Hermínio de Castro e Dr. João Maciel Filho (1,2 km)

- Rua Vereador Pedro Paulo, entre a Rua General Caiado de Castro e a Av. Washington Soares (0,9 km)

Novos semáforos

A Avenida José Leon foi contemplada com três novos semáforos:

- Av. José Leon x Av. Dr. João Maciel Filho (veicular com estágio para pedestres)

- Av. José Leon x Rua Gen. Caiado de Castro

- Av. José Leon x Rua Junior Rocha

Nova via

Por meio do projeto, também foi realizada a abertura de uma nova via ligando a Avenida Dr. João Maciel Filho à Rua José Alves Cavalcante, permitindo mais uma alternativa de deslocamento na região.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar