Participamos do

Alunos do Colégio Militar de Fortaleza concorrem a prêmio no 1º Torneio Brasileiro de Sustentabilidade

Grupo desenvolveu, durante a pandemia, projeto de descarte correto de resíduos orgânicos e sólidos e sugere o uso de composteiras para reciclagem, tanto no ambiente escolar quanto em casa
20:14 | Nov. 18, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um grupo de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Militar de Fortaleza (CMF) está concorrendo no 1º Torneio Brasileiro de Sustentabilidade, realizado pelo Instituto Alpha Lumen em parceria com a Ball Corporation. Demétrio Aranha Saker, Ana Clara Caetano e Elisa Dias Lopes desenvolveram o "Projeto Atitude Certa", que visa alertar e chamar a sociedade para a realização de práticas positivas de descarte de resíduos sólidos e orgânicos por meio de espaços de coleta e utilização de composteiras no ambiente escolar e em casa.

Segundo Demétrio, o projeto começou como uma forma de incrementar o plano de resíduos da escola. "É um projeto que pode até se espalhar, mas a atuação é inicialmente no colégio. Queremos colocar composteiras na escola para dar destino correto de resíduos a todo o lixo produzido lá. Resíduos que podem ir para a composteira são restos de lanche e comida, por exemplo", explica o estudante. A compostagem é  um sistema de reciclagem de orgânicos onde minhocas e micro-organismos transformam restos de alimento em adubo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O aluno do 6º ano comenta que muito da ideia veio de que o CMF não tem vínculos com nenhum empresa que destine corretamente os resíduos de forma a diminuir os impactos no meio ambiente. Para Demétrio, é importante "conseguir fazer essa mudança de pensamento no âmbito do colégio". Ele e as colegas, juntamente com o auxílio de Cristiane Moreira Reis, professora orientadora, uniram diferentes iniciativas para integrar o projeto.

Ele pensou nas composteiras. Já uma outra aluna veio com a ideia de colocar um lixo específico para pilhas e baterias, enquanto outra pensou na coleta seletiva e sua fiscalização.

 
 
 
View this post on Instagram

A post shared by atitude certa! (@projeto_atitudecerta)

Os estudantes desenvolveram a iniciativa durante a pandemia e, segundo o pai de Demétrio, o juiz de Direito Demétrio Saker Neto, que acompanhou de perto do processo, é um período importante para voltar as atenções ao descarte correto e à realização destas ações em casa no isolamento social, para contribuir com a horta. O baixo custo do uso da composteira também é um fator decisivo. Ele conta que na residência da família foi adotado o uso desse sistema. 

Os alunos apresentaram o projeto na escola e agora concorrem a prêmio em torneio nacional
Os alunos apresentaram o projeto na escola e agora concorrem a prêmio em torneio nacional (Foto: Arquivo pessoal)

O aluno Demétrio, de 11 anos, comenta ainda que o grupo pensou em maneiras de atrair os alunos para as práticas de reciclagem. "A gente pensou no que faria as pessoas reciclarem, porque, hoje em dia, poucos pensam assim. Então, a gente sugeriu que grupos de alunos fossem fiscais de lixo para ver se o descarte está sendo correto, se os resíduos estão indo para a composteira, e dessa forma ganhar adesivos, certificados e outros produtos como incentivo".

O torneio

O 1º Torneio Brasileiro de Sustentabilidade é uma iniciativa do Instituto Alpha Lumen e da Ball Corporation que tem por objetivo conscientizar os jovens, adolescentes e as crianças, e a partir delas suas famílias e comunidades, sobre a sustentabilidade - que inicia com o reaproveitamento dos resíduos sólidos para fonte de matéria-prima e uma economia mais circular, com uma menor demanda por recursos ambientais. O torneio aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros.

Entre 20 e 28 de novembro, será disponibilizado um link de votação dos projetos no site do Instituto Alpha Lumen, que irá decidir os grupos vencedores.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar