Participamos do

Matrículas antecipadas da Educação Inclusiva em Fortaleza vão até 13 de novembro

O objetivo da matrícula antecipada para a Educação Inclusiva é identificar as necessidades educacionais específicas dos alunos, mapear as escolas e assegurar a organização dos suportes e recursos de acessibilidade física e pedagógica, explica Secretaria Municipal de Educação (SME)
12:56 | Nov. 10, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As matrículas antecipadas de estudantes novatos da Educação Inclusiva em Fortaleza acontecem até dia 13 no novembro, alerta Prefeitura. Podem se matricular pessoas com deficiências, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e altas habilidades ou superdotação. As matrículas ocorrem em todas as unidades municipais da Capital, das 8h às 11 horas e das 13h às 17 horas. Não é necessário que pais e responsáveis façam agendamento para realizar a matrícula, segundo Iracema Frota, gerente da Célula de Planejamento da Secretaria Municipal da Educação (SME). O que ela pede é que as medidas sanitárias sejam respeitadas, como uso de máscara e distanciamento.

Atenção para documentação necessária:

Os responsáveis devem comparecer à unidade educacional mais próxima, portando a seguinte documentação:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Certidão de nascimento;
Foto 3x4;
Número de Identidade Social (NIS) do responsável e da criança (caso possua);
Comprovante de endereço com CEP;
Cartão de vacinação da criança;
RG e CPF do responsável;
Laudo médico ou relatório pedagógico do aluno.
A ausência do laudo ou relatório não inviabiliza a matrícula, podendo o documento ser apresentado posteriormente e feito por uma unidade educacional que possua Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Vale ressaltar que, neste período de enfrentamento à pandemia da Covid-19, as unidades de ensino adotarão todas as medidas de segurança sanitária durante o processo de matrícula, como distanciamento, uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura e disponibilidade de álcool gel para higienização das mãos.

Ainda conforme Iracema, o objetivo da matrícula antecipada para a Educação Inclusiva é identificar as necessidades educacionais específicas desses alunos, mapear as escolas e assegurar, de forma prévia, a organização dos suportes e recursos de acessibilidade física e pedagógica. "Mesmo com o período de matrículas antecipadas, os alunos podem ser matriculados na rede municipal em qualquer período do ano. Logo logo a gente divulga o calendário das matrículas gerais", explica a gerente.

As próximas etapas da matrícula de alunos que pretendem ingressar na Rede Municipal em 2021 devem ser divulgadas em breve no endereço: http://educacao.fortaleza.ce.gov.br/.

Iracema Frota ainda ressalta que todas as unidades da SME estão preparadas para receber estudantes com necessidades educacionais específicas e que o movimento de antecipar as matrículas para esse público acontece todo ano. "Todas as unidades atendem à perspectiva de inclusão nas turmas regulares, mas temos também polos de educação especializada para um acompanhamento maior, que é feito no contraturno", acrescenta a gerente.

Educação Inclusiva

 

Conforme SME, a Rede Municipal de Ensino de Fortaleza oferece aos alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com altas habilidades/superdotação o pleno acesso à educação no âmbito da escola comum. "A fim de garantir o direito inalienável à educação para todos, a Prefeitura organiza diferentes ações que englobam a implementação e a oferta de serviços para a Educação Inclusiva. Atualmente, Fortaleza conta com 8.564 estudantes com deficiência matriculados", conta secretaria.

Fortaleza é destaque em inclusão, sendo a maior rede do Norte e Nordeste em Educação Inclusiva e a terceira maior rede do País, conforme o Censo Escolar 2019 - aponta pasta. A Rede Municipal registrou aumento no número de matrículas da modalidade, com acréscimo de 22,5% nas matrículas de 2019, o que representa um aumento de 1.646 vagas disponibilizadas à população.

Serviço

 

O quê: Matrícula antecipada da Educação Inclusiva
Data: até 13 de novembro
Local: em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino
Horário: das 8h às 11h e das 13h às 17h

LEIA TAMBÉM | Defensoria Pública entra com ação contra decreto que institui "Política Nacional de Educação Especial" 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar