Participamos do

UFC cria método que facilita diagnóstico precoce de câncer de pulmão

A técnica também está sendo adaptada para eventualmente identificar focos de Covid-19 nos pulmões
12:23 | Out. 25, 2020
Autor Catalina Leite
Foto do autor
Catalina Leite Repórter do OP+
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O tratamento de doenças pulmonares, em especial o câncer, dependem de uma boa visualização dos pulmões nas tomografias. No caso dos pulmões, essas imagens de tomografia computadorizada (TC) são realizadas no tórax, que a partir de agora serão bem mais nítidas para especialistas graças a uma invenção da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O método de inicialização automática de contornos ativos aplicados à segmentação pulmonar em imagens tomográficas é uma técnica computadorizada que permite a segmentação dos pulmões em exames de TC do tórax. Ou seja, o método faz o contorno da imagem dos pulmões e então isola a foto do órgão para análise do médico.

O processo de segmentação geralmente é muito demorado, mas com a técnica da UFC pode ser concluído em menos de dois minutos. Ainda, ela permite separar mais de dois objetos de interesse na imagem. A técnica já é utilizada no programa da UFC Lung Image System Analysis (Lisa) desde 2015, e acaba de receber a carta patente do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi). Esta é a quarta patente já adquirida pela UFC.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Covid-19: fumantes podem sofrer com sintomas mais graves da doença; entenda

Paulo César Cortez, professor do Departamento de Engenharia de Teleinformática (Deti) e inventor responsável pela patente, explica que um exame de TC de tórax possui cerca de mil imagens. No caso de análise do exame para investigação de doenças pulmonares, o radiologista ou pneumologista precisa visualizar somente a parte que corresponde aos pulmões em cada uma dessas imagens - algo que o invento faz com primazia.

Por isso, a técnica garante mais eficiência na análise das imagens e facilita o diagnóstico precoce de doenças pulmonares, incluindo o câncer de pulmão.

Invenção pode ser utilizada para diagnóstico de Covid-19

O professor Cortez afirmou à UFC que uma funcionalidade já está sendo desenvolvida para detectar e quantificar as regiões dos pulmões em fases iniciais da Covid-19. Como o novo coronavírus pode gerar casos de pneumonia nos pacientes, o método ajudará na identificação da doença.

"Há planos para uma parceria, além do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), com um hospital particular para o desenvolvimento de um Lisa voltado para a detecção e quantificação da covid-19", explica o professor em nota.

Autores da patente

A patente tem como autores o professor Paulo Cortez, o professor Marcelo Alcântara Holanda, do Departamento de Medicina Clínica, e os ex-alunos de mestrado e doutorado em Engenharia de Teleinformática John Hebert da Silva Felix, atualmente professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Pedro Pedrosa Rebouças Filho, Auzuir Ripardo de Alexandria e Tarique da Silveira Cavalcante, os três agora professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar