Participamos do

RG: saiba como tirar a carteira de identidade no Ceará

O POVO listou as principais questões e respostas sobre a solicitação do documento
14:48 | Out. 23, 2020
Autor Lais Oliveira
Foto do autor
Lais Oliveira Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

No Ceará, quem precisar solicitar o Registro Geral (RG) pode procurar os Vapt Vupt, as Casas do Cidadão, e os postos de atendimento localizados em outros municípios do Estado. O POVO tira as principais dúvidas sobre a solicitação do documento.

Os atendimentos nesses locais funcionam sob agendamento. Atualmente, as unidades Vapt Vupt e Casas do Cidadão estão na segunda fase da retomada responsável dos atendimentos presenciais, devido à pandemia da Covid-19. As Casas do Cidadão atendem das 8 horas às 15h30min, e os Vapt Vupt, das 8 horas às 17 horas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para prevenção ao novo coronavírus, todos os usuários e prestadores de serviços devem, obrigatoriamente, usar máscara de proteção e manter a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, além de priorizar o distanciamento social de dois metros.

A primeira via da identidade é gratuita, mas no caso de uma segunda via é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 53,88. Para solteiros, é necessário levar certidão de nascimento original e cópia legível e sem rasuras. Nos mesmo moldes, é possível levar a certidão de casamento para quem é casado.

Desde 2019, o Ceará está emitindo a nova versão da identidade, que agrega outros documentos, caso o solicitante queira e possui um QR Code.

Veja agora as principais perguntas e respostas sobre tirar o RG:

 

Quais são os documentos necessários para tirar a 1ª via da identidade?


A primeira identidade é gratuita. É preciso levar no momento da solicitação: Certidão de nascimento (se solteiro) ou casamento (se casado, divorciado com averbação ou viúvo com averbação de óbito) original e cópia legível e sem rasuras.

Como tirar o RG de pessoas menores de idade?


Menores de 16 anos devem comparecer com responsável (pais, avós, tios de 1º grau ou irmãos maiores 18 anos munido do seu RG original e cópia para cada menor). Para os menores assistidos pelo Conselho é indispensável a declaração do Conselho Tutelar. A idade mínima para solicitação é de dois anos.

Quais são os documentos obrigatórios para 2ª via da identidade?


Diferentemente da primeira via, que é gratuita, a segunda exige o pagamento de uma taxa no valor de R$ 53,88. O boleto é pago até 24 horas antes da data do agendamento, sendo emitido no site.

Também é necessário portar a certidão de nascimento (se solteiro) ou casamento (se casado, divorciado com averbação ou viúvo com averbação de óbito) original e cópia legível e sem rasuras.

No caso de menores de 16 anos, é preciso comparecer com o responsável (pais, avós, tios de 1º grau ou irmãos maiores 18 anos munido do seu RG original e cópia para cada menor). Os menores assistidos por Conselho é indispensável a declaração do Conselho Tutelar.

Quem tem direito à isenção da taxa para a 2ª via do RG?


Para casos de isenção, você deve apresentar ao atendente do setor um dos documentos a seguir:

Declaração de inscrição no cadastro único (emitido pela SETRA) para os cidadãos que residem no município de Fortaleza. Os cidadãos que residem em outros municípios do Estado, procurar o CRAS da sua cidade; ou
Declaração para isenção da taxa do RG, para os cidadãos que estão assistidos pelo benefício do Seguro Desemprego. Esta declaração pode ser emitida no site. 


É necessário trocar a carteira de identidade pelo modelo atual?


Não. O modelo atual do documento não deixa de valer. Se o seu documento estiver em boas condições, não é necessário realizar a troca.

O que muda na nova carteira de identidade civil?


A nova cédula tem um tamanho diferente, com novas medidas de segurança, e dará a possibilidade de inclusão de outros documentos, além de nome social, informações de saúde e profissional.

Além disso, há um QR Code no verso do documento de identidade. Ou seja, um gráfico bidimensional, que poderá ser lido por aparelhos específicos ou por meio de aplicativos instalados em aparelhos celulares compatíveis com a tecnologia.

Quais outros documentos é possível incluir no seu novo RG?


Todas as informações que desejar incluir na nova cédula deverão ser comprovadas com a apresentação dos documentos originais, nos casos da inclusão de documentos. Entre outras informações, é possível incluir dados sobre a saúde da pessoa. Confira a lista dos documentos que podem ser inclusos no novo RG:

Cartão de Inscrição do NIS ou Cartão de inscrição do PIS ou Cartão de Inscrição do PASEP;
Cartão Nacional de Saúde;
Título de Eleitor;
Documento de Identidade Profissional, expedido por órgão ou entidade legalmente autorizado;
Carteira de Trabalho e Previdência Social;
Carteira Nacional de Habilitação;
Reservista (Certificado Militar);
Tipo Sanguíneo (apresentação de resultado de exame laboratorial validado pelo médico ou Carteira de Doação do Hemoce atual);
Atestado médico ou documento oficial que comprove a vulnerabilidade ou a condição particular de saúde que se deseje preservar;
Nome Social (requerimento escrito do interessado);
CPF;
RG antigo


Outra pessoa pode ir no meu lugar do dia agendado?


O agendamento é individual, pessoal e intrasferível. Cada agendamento garante o atendimento de um único cidadão. A triagem validará os dados do agendamento com a documentação apresentada pelo cidadão. Se constatado o uso do agendamento de terceiro, o protocolo será cancelado. Não haverá atendimento a quem comparecer presencialmente, sem agendamento prévio.

Quantos dias posso demorar para receber o meu RG?


Quem solicita o RG nas unidades de Vapt Vupt tem até dez dias para receber o documento. Já na Casa do Cidadão o prazo para retirar o documento é de 30 dias.

Onde solicitar a carteira de identidade (RG) no Ceará

Vapt Vupt Fortaleza

Faça seu agendamento no Vapt Vupt aqui.
Funcionamento: 8 horas às 17 horas

Messejana
Onde: avenida Jornalista Tomaz Coelho, 408, Messejana (ao lado do terminal de ônibus da Messejana)
Mais informações: (85) 3218 5200

Antônio Bezerra
Onde: rua Demétrio de Meneses, 3.750, Antônio Bezerra (ao lado do terminal de ônibus de Antonio Bezerra)
Mais informações: (85) 3207 1500

Vapt Vupt Juazeiro do Norte

Onde: rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120, Centro
Mais informações: (88) 3572 4700

Vapt Vupt Sobral


Onde: rua Coronel José Silvério, 201, Centro
Mais informações: (88) 3695 3100

Casa do Cidadão

 

Faça seu agendamento na Casa do Cidadão aqui: (clique em Agendamento Serviços Casa do Cidadão)
Funcionamento: 8 horas às 15h30min

Shopping Benfica
Onde: avenida Carapinima, 2200 – Benfica.
Mais informações: 3101 2250

Assembleia Legislativa
Onde: avenida Pontes Vieira, 2119, esquina com Rua Barbosa de Freitas (Hall de entrada do Edifício José Euclides Ferreira Gomes, anexo II da AL)
Mais informações: 3277 2782 ou 3277 2786

Posto de Identificação Conjunto São Francisco
Onde: rua Ilha do Bote, 377, Quintino Cunha
Mais informações: 3101 2729

Postos avançados de atendimento localizados nos municípios de Aracati, Brejo Santo, Canindé, Caucaia, Crateús, Crato, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Pacajus, Quixeramobim, Russas, Sobral, Tauá e Tianguá. Confira os endereços aqui.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar