Participamos do

Laboratório em Fortaleza passa a realizar exame de mamografia 3D

A capital cearense é uma das poucas cidades do Brasil que realizam a mamografia 3D, exame capaz de detectar 34% mais tumores do que a mamografia tradicional
21:21 | Out. 20, 2020
Autor Alan Melo
Foto do autor
Alan Melo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Fortaleza agora passa a fazer parte do grupo de cidades do Brasil que possuem a tecnologia 3D para o exame de mamografia. Conhecida como tomossíntese, o exame se tornou um dos principais aliados no diagnóstico do câncer de mama, sendo capaz de detectar 34% mais tumores do que a mamografia tradicional, segundo estudo realizado pela Universidade de Lund e pelo Hospital Universitário Skåne, na Suécia.

O mamógrafo usa o compressor Smart Curve, que imita a curvas da mama. A nova técnica, além de mais eficaz que a tradicional, permite imagens 2D e 3D de alta resolução e ajuda a reduzir a dor das pacientes, diferente do método tradicional, no qual há compressão das mamas entre placas de metal. 

LEIA MAIS | Casos de câncer de mama no Ceará têm aumento de 40% nos últimos 10 anos, diz estudo

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O novo método está disponível no País em alguns hospitais particulares, centros de diagnóstico e hospitais públicos especializados, como o Instituto Nacional do Câncer (Inca) em Brasília (DF), e o Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da USP (Inrad), em São Paulo (SP).  Em Fortaleza, o exame será ofertado pelo laboratório particular Emilio Ribas Medicina Diagnóstica. 

Exame de mama

As entidades brasileiras de saúde, como a Sociedade Brasileira de Mastologia, a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e o Colégio Brasileiro de Radiologia, recomendam realizar os exames de rastreamento para o câncer de mama a partir dos 40 anos, pois é possível garantir uma sobrevida maior e menos danos às pacientes.

LEIA MAIS | Conheça mais sobre a mamografia, exame que pode prevenir o câncer de mama

Apesar da recomendação, a dor do exame e o medo ainda inibem muitas mulheres, tornando com que exames como a mamografia não se tornem rotina.

Conforme explica a radiologista Carol Soares, a redução do desconforto não se dá pelo tempo total do exame, mas por cada compressão. “A qualidade de imagem é, sem dúvidas, o grande diferencial. A possibilidade do 3D é incrível, ajuda no diagnóstico precoce. Além disso, devemos destacar a otimização das compressões, mais rápidas que no molde tradicional, por causa da velocidade delas. Agora, a paciente estando relaxada, após o período menstrual e com esse novo mamógrafo, o exame tende a ficar bem mais tranquilo”, destaca a profissional.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar