Participamos do

Lava Jato: PF cumpre 17 mandados de busca e apreensão em Fortaleza, SP e Salvador

Mandados foram expedidos pela Justiça Eleitoral do Ceará
07:56 | Out. 16, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Fortaleza é uma das três cidades onde a Polícia Federal cumpre 17 mandados de busca e apreensão no âmbito da operação Lava Jato. A investigação é parte da Operação Lava Jato Eleitoral, que começou em 2018 com delação premiada dos executivos do Grupo J & F. A Justiça Eleitoral de Fortaleza também expediu mandados para São Paulo e Salvador.

A fase, intitulada Operação Marquetagem, busca provas sobre condutas supostamente ilícitas de agentes políticos e empresários envolvidos na liberação de créditos tributários pelo Programa de Incentivos às Atividades Portuárias e Industriais do Ceará (Pproapi), em troca do recebimento de vantagem indevida.

Conforme a investigação, os pagamentos somavam R$ 25 milhões e teriam ocorrido a partir da simulação da prestação de serviços publicitários e do uso de notas fiscais frias. Também foram feitas doações oficiais para campanhas eleitorais nos anos de 2010 e 2014.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com a PF, os investigados poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral, corrupção, lavagem de dinheiro e integrar organização criminosa. A operação foi batizada de Marquetagem em alusão ao significado do termo que define o uso da publicidade distantes dos valores éticos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar