Participamos do

Operação cumpre mandados de prisão em aberto e prende 12 pessoas em sete bairros de Fortaleza

As atividades da operação, deflagrada na noite desta quinta-feira, 8, ocorreram nos bairros: Barra do Ceará, Cristo Redentor, Floresta, Jardim Guanabara, Jardim Iracema, Pirambu e Vila Velha.
07:07 | Out. 09, 2020
Autor Alan Magno
Foto do autor
Alan Magno Estagiário de jornalismo
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma ação policial realizada nesta quinta-feira, 8, contou com um efetivo de 90 policiais para conduzir investigações e cumprir mandados de prisão em aberto. Ao todo, a investida resultou na prisão de 12 pessoas e na apreensão de um adolescente de 16 anos.

A operação foi realizada em sete bairros e coordenada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e contou com apoio do Departamento Técnico Operacional (DTO), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e da Polícia Judiciária da Capital (DPJC).

Segundo informações da Polícia Civil do Ceará (PCCE), que também participou da ação, foram 22 equipes de agentes de segurança. As atividades da operação ocorreram nos bairros: Barra do Ceará, Cristo Redentor, Floresta, Jardim Guanabara, Jardim Iracema, Pirambu e Vila Velha. Todos integram a Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) da Capital.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Prisões

 

O primeiro foco da ação foi cumprir o mandados de prisão temporária para quatro homens, expedidos em 2019 em uma investigação de homicídio na Capital. As investigações constataram ainda o envolvimento dos quatro com uma facção criminosa atuante em Fortaleza.

A Polícia identificou os presos como Cleilson Pessoa Alcântara, de 28 anos e com antecedentes por ocultação de cadáver, roubo e posse de drogas; Eric Luidi Cavalcante, 19, com passagens por homicídio doloso, tráfico de drogas, ocultação de cadáver, ameaça e dano; José Edimilson Pereira Filho, 31, com passagens por lesão corporal, crime de tortura e roubo; e Francisco Erandir da Silva Pereira Filho, 19, que não apresentava antecedentes criminais.

Os quatro também são investigados por envolvimento no homicídio de um adolescente ocorrido em julho do último ano e são apontados como autores de um esquartejamento ocorrido em abril deste ano, no bairro Colônia.

Francisco José Furtado dos Santos, 51, foi o quinto a ser preso na ação. Ele possuía antecedentes por ameaça, roubo e contravenções penais e foi preso pelo crime de roubo qualificado. Jonathan Maxison Santos Sobrinho, 22, também foi capturado, por tráfico de drogas. Os nomes foram divulgados pela Polícia.

Outros dois indivíduos localizados durante a ofensiva foram presos em cumprimento de mandados de prisão pelos crimes de estupro de vulnerável. Os nomes, bem como mais informações sobre a captura de ambos, não foram divulgadas como forma de preservar as vítimas.

Flagrantes

 

Durante a operação, foram realizadas quatro ações de flagrante, a maioria envolvendo tráfico de drogas. No bairro Vila Velha, o homem identificado pela Polícia como Alexandro Rocha Alcoforado, 36, foi conduzido para o 17° Distrito Policial em decorrência de 70g de cocaína e papelotes de dinheiro, bem como saquinhos de dindim usados para armazenar a droga. Yven da Silva Gonçalves, 19, também foi preso pelo mesmo crime, em outra frente da operação.

A ação seguiu na Barra do Ceará, onde Gabriel Bruno da Silva Castelo, 19 anos, foi preso e um adolescente de 16 anos foi apreendido. Com eles, segundo a Polícia, foram encontrados 50 papelotes de cocaína, 24 gramas de pó branco, 112 pedras de crack, uma balança de precisão, cinco aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro.

Gabriel foi preso em flagrante e acusado ainda de corrupção de menores. O adolescente
foi conduzido para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foi lavrado um ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar