PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Hospitais de Fortaleza celebram semana da criança; veja programação

A data ainda é mais significativa para crianças hospitalizadas. Brincadeiras educativas e animadas ajudam a desenvolver capacidades cognitivas dos pequenos

13:56 | 09/10/2020

Nesse contexto da pandemia, comemorar o mês das crianças se tornou ainda mais especial para os pequenos e pequenas que estão hospitalizados. As brincadeiras ajudam a desenvolver capacidades físicas e emocionais nas crianças, além de ser um momento onde o amor e carinho são compartilhados.

É o que afirma a psicóloga Yadja Gonçalves, do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Para ela, é preciso pensar em uma programação diferenciada para as crianças, cumprindo as medidas sanitárias para o combate ao novo coronavírus. "A gente entende que a Semana da Criança é um momento de desenvolvimento para a criança em todos os aspectos: lúdico, emocional. Não poderia deixar de acontecer. Aqui no Hospital, a gente procurou parceiros que topassem fazer uma programação diferenciada", conta Yadja.

As atividades desenvolvidas na unidade hospitalar incluem desde atração de palhaços até oficinas de bijuteria. O objetivo é evitar qualquer tipo de aglomeração, mas não deixar que a data passe em branco. "Vivenciar uma programação animada, educativa e planejada faz com que a criança saia dessa hospitalização com experiências positivas", afirma a psicóloga.

O Hospital da Criança de Fortaleza também comemora a data. Já a partir desta sexta, 9, a unidade realiza atividades em alusão ao Dia das Crianças, com atividades lúdicas e artísticas entre a equipe multiprofissional da unidade e os pacientes.

As atividades vão acontecer nos espaços de lazer da unidade, como a sala de cinema, o playground e a brinquedoteca. Serão feitas pinturas de rosto, brincadeiras no parquinho, cinema com pipoca, pintura em gesso e recreação com palhaços.

Já o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) fez a festa um pouco mais cedo para os pequenos pacientes. Esse ano, por conta da pandemia, a campanha anual de arrecadação de brinquedos ganhou outro significado. Pelo quarto ano seguido, profissionais da unidade doaram brinquedos aos pacientes internos e externos, seguindo os protocolos de higienização, devido ao novo coronavírus. As entregas dos 547 brinquedos aconteceram ao longo da semana no hospital e nas residências de pacientes dos projetos de atendimento domiciliar.

O Hospital também doou os brinquedos para uma creche parceira e nesta sexta, 9, a última etapa de entrega aconteceu no setor de Emergência. "Ficamos com medo que por conta da pandemia fosse mais difícil arrecadar os brinquedos, mas acho que o coração de muita gente foi mais balançado", conta Fábia. O hospital queria arrecadar ao menos 450 brinquedos, mas acabaram conseguindo 547. "Hoje foi um dia totalmente diferente e cheio de sorrisos. É um momento bom tanto para quem vem quanto para gente que trabalha aqui. Muito bom receber o afago, o sorriso, mesmo que não tenha abraços", relata a diretora.

Veja as programações:

 

Hospital Universitário Walter Cantídio

De 11 a 16 de outubro, a Enfermaria da Pediatria do HUWC preparou uma programação para as crianças hospitalizadas. A equipe multidisciplinar da Pediatria ajudou a construir planejamento.

A programação começa na tarde de domingo, com o palhaço Chico e o trabalho de voz e violão de Andressa e Davidson. Em seguida, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar realizará atividade educativa com as crianças com foco na importância da higienização das mãos. A partir de segunda, dia 12, até sexta, 16, a programação ganhará as manhãs e as tardes na Enfermaria da Pediatria.

Diversa e cheia de atividades lúdicas e de estímulo ao desenvolvimento cognitivo infantil, a programação prevê, ainda, oficinas terapêuticas ocupacionais, de pintura e gesso, brinquedos e bijuterias e chaveiros; atividade de musicalização; apresentação artístico-cultural; contação de histórias; cinema; palhaços; bingo de pelúcias; e entrega de presentes. Toda a programação foi planejada a partir das recomendações de distanciamento social, sem aglomeração e com proteção individual.

Para tudo isso dar certo, a equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas conta com a solidariedade de diversos parceiros voluntários, que vão dedicar horas do seu dia para doar carinho e alegria às crianças e aos jovens internados no Hospital Universitário Walter Cantídio. São eles: Bilú Bila e Cia, Andressa e Davidson, Palhaços Servos da Alegria (CNkids), Fellipe Nogueira, Vagner Rabelo, Projeto Dr. Conta (UFC), Barraca América do Sol, Lima Restô e Café, Tetê Bolos, Hot Box Pizza e Salomão Vidal.

 

Serviço

 

Semana da Criança 2020 do Hospital Universitário Walter Cantídio

Onde: Enfermaria da Pediatria do HUWC – Rua Pastor Samuel Munguba, 1.290, Rodolfo Teófilo

Dia: de 12 a 16 de outubro.

 

Hospital da Criança de Fortaleza

 

A partir desta sexta-feira, 9, o Hospital da Criança de Fortaleza realiza atividades em alusão ao Dia das Crianças, comemorado na segunda-feira, 12. As ações serão realizadas pela equipe multiprofissional da unidade, com os pacientes, e envolvem práticas lúdicas e artísticas.

As ações serão realizadas nos espaços de lazer da unidade, como a sala de cinema, o playground e a brinquedoteca. Serão feitas pinturas de rosto, brincadeiras no parquinho, cinema com pipoca, pintura em gesso e recreação com palhaços.

A programação vai até a próxima quinta-feira, 15, e será encerrada com a visita dos heróis da Liga do Bem que fazem parte do Projeto Solidarius.

 

LEIA TAMBÉM | Confira programação para aproveitar o Dia da Criança