Participamos do

Hospital Universitário Walter Cantídio reformará enfermarias e Bloco Cirúrgico a partir de outubro

A obra deve durar 15 meses e ocorrerá em duas etapas, a fim de manter todos os atendimentos

Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deve iniciar reformas estruturais no mês de outubro. Segundo a unidade, o objetivo é modernizar e garantir mais segurança ao ambiente hospitalar. Para isso, serão reformadas as enfermarias clínicas cirúrgicas e a unidade de transplante do terceiro pavimento do Bloco Cirúrgico.

As obras devem começar em outubro de 2020 e durar 15 meses. A intervenção ocorrerá em duas etapas, para garantir o remanejamento dos pacientes sem que os serviços sejam interrompidos. A primeira etapa consiste em concluir uma obra que estava parada no terceiro pavimento, enquanto a segunda é a reforma do resto do piso.

O superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, Carlos Augusto Alencar Júnior, explica que até então o HUWC estava funcionando apenas com metade do pavimento, por conta da obra paralisada. Quando a primeira etapa da obra for concluída, os pacientes atendidos serão remanejados para a enfermaria recém reformada, ao passo que iniciarão as obras nas enfermarias em que eles estavam alocados antes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Assim, o projeto prevê ampliação dos 48 leitos da enfermaria cirúrgica já existentes para 60. As unidades de transplantes renal e hepático chegarão a 27 leitos. Em relação à modernização do espaço, o superintendente relembra que o complexo hospitalar foi criado há 65 anos e precisa de adequações para acompanhar demandas de conforto e segurança dos pacientes: uma das mudanças será a ampliação do número de banheiros.

"A Medicina, em um ano, mudou muita coisa. Em novembro do ano passado nós tivemos a questão do coronavírus e tudo que a gente conhecia foi por água a baixo. Aconteceu há menos de um ano, e muitas adequações tivemos que fazer rapidamente para que tivéssemos mais áreas isoladas dentro dos hospitais, principalmente por causa da pandemia de Covid-19", comenta Carlos Augusto, quanto às reformas de segurança.

Em nota, a gerente administrativa do Complexo Hospitalar, Eugenie Néri, afirma que o processo de retomada das obras representa um marco importante na história dos Hospitais Universitários. “Esta é a primeira [homologação] e algumas outras já estão em curso para permitir a retomada, em breve, das obras da Emergência e da Neonatologia da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand”, adiantou em nota.

Homologação

O edital para a licitação de uma empresa de engenharia para executar as obras de reforma no HUWC foi lançado em julho deste ano. A empresa vencedora foi a Base Construções e Incorporações Eireli, homologada na última quarta-feira, 23. A reforma custará R$ 4.954.976,96, pagos com recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), administrados pela Ebserh.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar