Participamos do

Prefeitura descarta volta às aulas presenciais em 1º de outubro

O movimento de voltar apenas no próximo ano foi sinalizado por aproximadamente 144 municípios do Ceará, conforme levantamento da seccional cearense da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-CE)

Atualizado às 15h46min

Conforme fonte ouvida pelo O POVO, aulas presenciais em escolas públicas de Fortaleza devem voltar apenas em 2021. A discussão sobre o tema teria ocorrido no início da tarde desta sexta-feira, 25. Procurada, a gestão municipal diz que o retorno não ocorre em 1º de outubro, mas não confirma volta apenas no próximo ano.

A informação, conforme O POVO apurou, é de que a decisão de reabrir escolas apenas em 2021 deve ser anunciada após homologação, que está em andamento entre o gestor municipal e o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), entidade que representa os profissionais da educação da capital cearense na mesa permanente de discussão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SME) reafirma que a data ainda não foi definida. "Ao tempo em que houver esse indicativo de data, a SME convocará o Comitê Municipal, composto por representantes da categoria de profissionais da educação, comunidade escolar e pais de alunos, para discutir as estratégias de retomada." A assessoria do Paço informou que o prefeito durante toda a gestão prezou pelo diálogo e que não faria diferente desta vez. O contexto da pandemia deve caminhar para retorno a partir de uma decisão conjunta.

O movimento de voltar apenas no próximo ano foi sinalizado por aproximadamente 144 municípios, conforme levantamento da seccional cearense da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-CE). Tendo em vista a alta adesão, foi marcada para a próxima semana reunião virtual com a Undime-CE, Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e Ministério Público Federal (MPF) para fechar a questão.

O número de municípios que deve reabrir as escolas só em 2021, conforme consulta feita pela Undime-CE, é maior do que o registrado pela Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), que apontou o interesse de 125 mandatários.

O Conselho Estadual de Educação (CEE) prepara parecer para orientar as cidades sobre a transição para encerrar o calendário letivo deste ano e iniciar o próximo. O documento está em elaboração pelos conselheiros da entidade e deve ser publicado até o fim do mês. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar