Participamos do

Explosão na Santos Dumont atinge residências e prédio é evacuado

Tubulação de gás de uma obra próxima ao local foi rompida e fez com que a substância escapasse para o prédio. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) evacuaram o local e seguem realizando procedimentos
14:08 | Set. 24, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 21h22min

Explosão que teria sido causada por vazamento em tubulação de gás atingiu prédio na avenida Santos Dumont, entre as ruas Dr. Zamenhof e Almeida Prado, no bairro Papicu, e residências próximas, na tarde desta quinta-feira, 24. De acordo com informação de moradores da região, uma explosão foi ouvida vindo do prédio e um bombeiro civil evacuou o local, que apresentava forte cheiro de gás.

A explosão teria acontecido após um acidente envolvendo um duto da companhia Cegás, que fica próximo ao prédio atingido. De acordo com informações da assessoria do empreendimento, uma empresa estava realizando uma obra na área e acabou perfurando a tubulação, fazendo com que o gás escapasse e atingisse o equipamento. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Por meio de nota, a Oi, para quem a empresa Rede Conecta presta serviços, informou que a explosão danificou cabeamentos e equipamentos de telecomunicações, "afetando os serviços de parte dos clientes da companhia atendidos pela Estação Praia do Futuro". A companhia explica que aguarda liberação do prédio para fazer os devidos reparos no local e reestabelecer seus serviços "o mais rapidamente". Laudo técnico é aguardado para confirmar que o vazamento não tem nenhuma relação com as atividades da Oi.

O prédio foi evacuado antes do incidente e não houve vítimas graves, apenas um bombeiro que se feriu levemente quando agentes estavam dentro do local e houve uma segunda explosão. O vazamento de gás já foi solucionado, mas o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) averigua se há algum acúmulo do combustível no local.

"[A brigada de incêndio] imediatamente iniciou os trabalhos de evacuação do prédio e acionou o Corpo de Bombeiros e a Cegás (que confirmou um rompimento de tubulação na região)", pontua texto enviado pela Oi ao O POVO. A empresa confirma que não haviam mais funcionários no interior da edificação no momento em que os bombeiros militares chegaram e a explosão foi registrada.

Ainda de acordo com a Cegás, o fornecimento de gás para a região foi interrompido por conta do acidente, mas deve ser restabelecido até o fim desta quinta-feira. Para evitar riscos a população, os bombeiros interditaram, com apoio da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), a avenida Santos Dumont, entre as ruas professor Otávio Lobo e Almeida Prado. 

Imagens do local após a explosão:

 

Veja galeria de fotos:

 

Clique na imagem para abrir a galeria

 Funcionários de uma concessionária próxima relatam que sentiram a estrutura balançar no momento do estrondo. Eles pediram que bombeiros fossem ao local para saber se poderiam voltar a trabalhar ou se ainda havia riscos por conta do vazamento de gás. 

"Os bombeiros chegaram aqui muito rápido, não sei nem se já tinham chamado antes da explosão. Tá com cheiro de gás ainda, tô sentindo aqui de casa porque moro bem na frente", relatou uma moradora.

"Estava vendo o noticiário quando escutei a explosão (...) A primária bem forte e uma secundária de menores proporções", destacou um outro morador da região. Ainda segundo o homem, quando as explosões aconteceram os bombeiros já estavam no local.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma equipe foi ao local após denúncias de um suposto vazamento de gás e a primeira explosão ocorreu devido a um acumulo do combustível, quando o local já havia sido evacuado. O prédio deve ficar interditado até o gás, que está presente agora em quantidade baixa, zerar.

Instituição ainda informou que equipes vão seguir monitorando a construção, para observar como se comporta o combustível, e garantiu que as residências próximas ao prédio não correm risco- frisando que incidente não deixou vitimas.

Como proceder em casos de vazamento de gás

De acordo com o tenente-coronel Wagner Maia, Chefe do Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndio do CBMCE, o procedimento em casos de vazamento de gás precisa ser feito "de acordo com cada situação". O acionamento de bombeiros, porém, deve ser feito de forma imediata, bem como a comunicação do caso à concessionária de gás para que sejam enviadas equipes ao local.

Maia pondera que dependendo dos cenários, "pode nem ser preciso retirar as pessoas do local". No caso da explosão no prédio do Papicu, a retirada foi necessária. O CBMCE orienta também que é necessário chamar um engenheiro para avaliar as condições do local. 

 Com informações dos repórteres Gabriela Almeida e Matheus Facundo



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar