Participamos do

86% das obras de construção do sistema de reserva e distribuição de água Taquarão já foram executadas pela Cagece

As atividades da obra foram retomadas recentemente pela Cagece, após suspensão em decorrência do decreto do Governo do Ceará, para o isolamento social. A previsão é que o equipamento seja concluído em dezembro.
13:36 | Set. 01, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Obras do sistema de reserva e distribuição de água Taquarão, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), chegam a 86% de execução. O equipamento é apontado pelo Governo do Ceará como um dos principais sistemas para a garantia da segurança hídrica de Fortaleza e da Região Metropolitana. A construção terá capacidade de armazenar 40 mil m³ de água e está prevista para ser entregue em dezembro deste ano.

Com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), o investimento na obra localizada na serra da Taquara, em Caucaia, é de aproximadamente R$ 160 milhões. Além do reservatório, o projeto prevê a construção de uma adutora que interliga o Taquarão com a Estação de Tratamento de Água (ETA) Oeste, o que possibilita maior equilíbrio para o sistema, controle de pressões e evita a quebra de tubulações.

Leia também | Ordem de serviço autoriza o retorno "imediato" das obras do lote 3 do Cinturão das Águas

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Outra capacidade do sistema do reservatório é a diminuição dos custos com energia elétrica. Segundo Caio Queiroz, engenheiro da companhia e um dos responsáveis pela obra do Taquarão, a reserva do equipamento poderá ser utilizada em momentos de descontinuidade no abastecimento elétrico da concessionária.

“A construção visa gerar segurança hídrica, pois sua integração ao sistema permitirá armazenamento de água tratada para distribuição sem necessidade de bombeamento direto na rede. Além de contribuir para a sustentabilidade da companhia, o reservatório irá melhorar ainda mais a distribuição de água para a população”, aponta o engenheiro, em nota.

Benefícios do Taquarão, apontados pela Cagece

 

- Aumento na capacidade de reservação do sistema;
- Redução de perdas do sistema devido ao melhor equilíbrio das pressões nas redes de distribuição da zona oeste da RMF;
- Aumento da confiabilidade do sistema no caso de necessidade de manutenção no sistema Gavião-Ancuri;
- Redução de custos com energia elétrica.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar