Participamos do

Ações de mobilidade urbana para crianças em Fortaleza são destaque em guia internacional de desenhos de ruas

O "Designing Streets for Kids" complementa o Guia Global de Desenho de Ruas, livro que reúne recomendações e projetos para ruas mais seguras
11:35 | Ago. 05, 2020
Autor Miguel Araujo
Foto do autor
Miguel Araujo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As ações de mobilidade urbana desenvolvidas para crianças pela Prefeitura de Fortaleza recebem destaque na publicação internacional “Designing Streets for Kids”. A obra é promovida pela Nacto (Associação Nacional de Agências Municipais de Trânsito, em tradução livre) por meio de uma das suas divisões, a GDCI (Iniciativa Global de Desenhos de Cidades, em tradução livre). A publicação tem o objetivo de apresentar projetos de mobilidade urbana que foram implementados em vários países e que são capazes de suprir as necessidades de crianças e de seus responsáveis no contexto urbano.

Na capital cearense, os projetos de interferência urbana visando o público infantil mencionados no “Designing Streets for Kids” são o Mini Bicicletar (versão para crianças do sistema de bicicletas compartilhadas), o Projeto Cidade da Gente, realizado na Cidade 2000 e no entorno do Dragão do Mar, e a Área de Trânsito Calmo do Hospital Albert Sabin. Essas duas últimas ações de mobilidade focam na segurança viária de crianças por meio do uso de travessias elevadas, sinalizações de trânsito renovadas, iluminação e novas calçadas, por exemplo.

O “Designing Streets for Kids” é uma publicação que complementa o Guia Global de Desenho de Ruas (Global Street Design Guide), também da Nacto-GDCI e que reúne recomendações e projetos para ruas e vias urbanas mais seguras. Entretanto, além do aspecto da segurança viária, esses livros buscam apresentar novas alternativas para o melhor uso e aproveitamento cultural, econômico e ambiental dos espaços urbanos. A abordagem considera, em primeiro lugar, o indivíduo, focando particularmente nas necessidades específicas de crianças e de seus cuidadores (como pedestres, ciclistas e usuários de trânsito) nas ruas de cidades de todo o mundo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os livros apresentam estratégias, exemplos de projetos e estudos de caso de ruas localizadas em cidades de vários países. Esses guias também são importantes para renovar os significados dos usos de vias urbanas, contribuindo para o lazer e para o fortalecimento da relação do indivíduo com os espaços que o cercam. O “Designing Streets for Kids” será lançado nesta quinta-feira, 6, e tem o apoio da Fundação Bernard van Leer, Fundação FiA, Fundação Botnar e Bloomberg Philanthropies.

No final de 2019, a Nacto-GDCI indicou que dará suporte à Fortaleza na construção de ruas “amigas da criança”, por meio de apoio financeiro para a execução de uma área do projeto Caminhos da Escola, já em fase de elaboração pela prefeitura da capital cearense, como parte do programa “Missão Infância”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar