Participamos do

Palácio da Abolição celebra 50 anos de existência

Fundado em 1970, o prédio fica na avenida Barão de Studart
16:02 | Jul. 31, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará, comemora 50 anos de existência neste mês. Fundado no dia 4 de julho de 1970, o prédio fica na avenida Barão de Studart, com as ruas Deputado Moreira da Rocha, Silva Paulet e Tenente Benévolo na capital cearense. O palácio é formado por quatro edifícios em uma área total de aproximadamente 4.000 m².

Inaugurado durante a gestão do governo de Plácido Castelo, a sede do governo já recebeu os governantes César Cals, Adauto Bezerra, Waldemar Alcântara, Virgílio Távora, Manuel de Castro Filho, Gonzaga Mota e Cid Gomes. Hoje, o local é sede do governo de Camilo Santana (PT).

Durante as cinco décadas, o palácio já acolheu a Secretaria da Cultura (Secult), o Conselho Estadual de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e a pasta de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Estrutura

O projeto arquitetônico do prédio principal tem registros do arquiteto Sérgio Bernardes, os jardins assinados por Fernando Chacel, e a construção a cargo dos engenheiros José Alberto César Cabral e Rui Filgueiras Lima. O prédio segue um estilo modernista em concreto e aço, com varandas circundando toda a área principal.

Composto por quatro edifícios, o Palácio da Abolição possui o prédio principal implantado transversalmente à longitude do terreno e em área mais próxima ao mar. Ele é conectado por meio de uma passarela ao anexo, onde é localizado o Gabinete de Despacho. A Capela, na esquina nordeste do terreno, e o Monumento e Mausoléu do Presidente Castelo Branco ficam sobre uma praça localizada no complexo.

Antes de 1970, o edifício oficial do Governo do Ceará era o Palácio da Luz, no Centro de Fortaleza. Hoje, o local é sede da Academia Cearense de Letras (ACL).


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar