Participamos do

Denunciado por ameaça, PM é julgado inocente e receberá indenização

O agente de segurança foi denunciado por ameaça e, após Justiça considerá-lo inocente, o processo foi arquivado. Ele entrou com ação contra o denunciante por danos morais e receberá indenização de R$ 3 mil
18:39 | Jul. 30, 2020
Autor Jéssika Sisnando
Foto do autor
Jéssika Sisnando Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um policial militar do Ceará foi denunciado por ameaça, mas conseguiu provar inocência e, em seguida, moveu uma ação de danos morais contra o denunciante. O agente de segurança mais uma vez venceu o processo e a Justiça condenou o denunciante original a pagar indenização de aproximadamente R$ 3 mil. A ação transitou em julgado em junho deste ano.

A advogada Samara Viana, da Associação dos Profissionais de Segurança (APS), afirma que o policial foi denunciado de forma caluniosa e que o responsável pela denúncia tinha o objetivo de macular a imagem do agente de segurança. Foram ouvidas testemunhas e a situação tornou-se conhecida até dos vizinhos do militar, que foram intimados a testemunhar.

O processo foi arquivado e todas as testemunhas intimadas afirmaram que o policial possuía boa conduta pessoal e profissional. Para a defesa, o PM teve a imagem arranhada com a situação diante dos superiores da Corporação, dos vizinhos e dos familiares. O agente entrou com ação de danos morais, na qual o responsável pela denúncia foi condenado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com a advogada Samara, a decisão ocorreu dezembro de 2019, no entanto, foi julgada no mês passado. Nessa situação, a advogada afirma que uma denúncia caluniosa ofende o agente de segurança, pode levá-lo a problemas psicológicos e fazer com que o policial tenha a sua conduta questionada por todos. A situação, durante a investigação, é levada a público e acaba por prejudicar a imagem. Nessa situação, em específico, a denúncia foi feita para a Controladoria Geral de Disciplina (CGD), que apurou e, por fim, arquivou o caso.

O advogado Oswaldo Cardoso, que também atua no direito militar, afirma que é possível representar em todos os casos que há acusações levianas em relação aos agentes de segurança. Quando há denuncias referentes a um policial militar é aberto um Processo Administrativo de Disciplina (PAD), consultado, por exemplo, quando o policial vai ser promovido, o que impediria a progressão. Essas denuncias, quando feitas de forma caluniosa, com a intenção de prejudicar o agente de segurança, podem trazer diversos prejuízos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar