Participamos do

Obras no Complexo Cultural Estação das Artes alcançam 16% de execução

Nessa etapa da intervenção, as obras devem se concentrar nas fundações de novos prédios, segundo a Superintendência de Obras Públicas (SOP)
13:38 | Jul. 29, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

Após mapeamento de restauração, os trabalhos no Complexo Cultural Estação das Artes, no Centro de Fortaleza, entraram em nova fase. As obras já alcançaram 16% de execução e agora devem se concentrar na fundação de novos prédios e estruturas, segundo informou a Superintendência de Obras Públicas (SOP). Quando pronto, no segundo semestre de 2021, o equipamento de quase 67 mil metros quadrados (m²) vai integrar a rede da Secretaria da Cultura do Estado (Secult).

Segundo a SOP, a intervenção é orientada pelos trabalhos preliminares de prospecção histórica. Eles identificaram e catalogaram todos os elementos a serem restaurados no local onde funcionou a Estação Ferroviária João Felipe e os galpões da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Foram observadas estruturas como paredes, pisos, fachadas, entre outros.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Interditada há mais de dois anos, Ponte dos Ingleses não tem previsão de início de reforma 

De acordo com o diretor de Obras Especiais da SOP, Silvio Campos, os trabalhos estão retornando em bom ritmo, após o isolamento social rígido. Ele destaca que o foco, no momento, está nas fundações das novas edificações que farão parte do complexo. “Após essa etapa iniciamos a recuperação dos prédios antigos”, complementa o diretor em nota.

A antiga Estação Ferroviária João Felipe vai abrigar o complexo, que será integrado à Praça Castro Carreira (Praça da Estação). Além de preservar e revitalizar diversos prédios, onde funcionarão mercado gastronômico, biblioteca e museu, a Estação das Artes terá outras estruturas erguidas, como as novas sedes da Secretaria da Cultura (Secult) e da Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Pinacoteca do Estado.

O empreendimento soma R$ 63,8 milhões em investimentos, fruto da parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza, através do Programa Juntos por Fortaleza. De acordo com a SOP, o projeto também prevê a requalificação do entorno, ligando à Escola de Gastronomia e Hotelaria e à área da Santa Casa de Misericórdia e do Centro de Turismo do Ceará (Emcetur).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar