Participamos do

Homens são resgatados após ficarem à deriva em caiaque no mar de Fortaleza

Resgate foi ação conjunta da Ciopaer, Corpo de Bombeiros e Capitania dos Portos em Fortaleza
13:16 | Jul. 27, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Dois homens foram resgatados após ficar à deriva no mar de Fortaleza em um caiaque. A dupla não conseguiu retornar à orla após a embarcação se afastar da faixa de areia. Um deles acionou a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que imediatamente começou ação de resgate.

Caso foi no último domingo, 26, mas só foi revelado nesta segunda-feira, 27, pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Trabalho conjunto foi realizado pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e a Capitania dos Portos do Ceará da Marinha do Brasil.

A primeira equipe a começar as buscas foi uma guarnição da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª CSMar/BBS). As buscas começaram na zona que ia do Mercado dos Peixes, no Mucuripe, até a Praia do Náutico. O trajeto foi feito a partir de informações repassadas pelas vítimas, que mantinham contato com os bombeiros militares via celular.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS - Marinha alerta sobre ventos acima de 60 km/h no mar do Ceará nesta segunda-feira

A aeronave Fênix 09 da Ciopaer foi acionada para a região devido à baixa luminosidade. "Com a utilização de um bastão de luz e o equipamento Flir, que é constituído de uma câmera em alta definição com infravermelho, os pilotos da Coordenadoria localizaram a embarcação, que estava a três quilômetros de distância, depois do canal por onde os navios chegam ao cais do porto", diz a SSPDS em nota.

O capitão da Polícia Militar Elton Oliveira, relações-públicas da Ciopaer, explica que o comandante da Fênix 09 manteve contato com as vítimas e conseguiu precisar a localização da embarcação por meio dos recursos tecnológicos da aeronave. "Como utilizamos o farol do helicóptero, as vítimas foram indicando se a luz estava à direita ou à esquerda, e também com o apoio da nossa câmera, nós conseguimos localizar o caiaque", explica.

LEIA MAIS - Temporada de ventos no Ceará favorece práticas de esportes marítimos, mas requer cuidados prévios

Depois que a dupla foi localizada, uma equipe da Capitania dos Portos foi até o local e concluiu o resgate. Na sequência, a embarcação foi transportada até a praia em segurança, ainda conforme a SSPDS.

Como proceder

A principal orientação do Corpo de Bombeiros para banhistas e pessoas que queiram passear na área é não se afastar da faixa de areia, especialmente se o banhista não souber nadar. Subtenente do Corpo de Bombeiros, Reginaldo Lopes, que atuava como fiscal de praia durante as buscas ocorridas no último domingo explica que os ventos e correnteza fortes dificultam o retorno à praia.

"Essa embarcação, por exemplo, se encontrava depois das boias que sinalizam o canal dos navios. Ali é uma área onde os ventos e a correnteza ficam ainda mais fortes, o que exige um esforço físico ainda maior. Se for uma pessoa sedentária, fica ainda mais difícil retornar à praia", afirma.

Em caso de resgates, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone da Ciops, no número 193.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar