Participamos do

Previsão para entrega do novo elevador do morro Santa Terezinha, em Fortaleza, é agosto

Segundo, Manuela Nogueira, titular da Seinf, as obras de requalificação e urbanização serão integradas às de construção de um elevador sobre trilhos, conhecido como cabine funicular. O objetivo é dar acesso à pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e pode ser usado para turismo e contemplação
15:51 | Jul. 24, 2020
Autor Angélica Feitosa
Foto do autor
Angélica Feitosa Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A subida dos 70 metros de altura do morro Santa Terezinha, no bairro Vicente Pizón, terá uma facilidade a partir do próximo mês de agosto. Junto às obras de urbanização e requalificação da elevação, a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Fortaleza (Seinf) deve construir um elevador sobre trilhos, conhecido como cabine funicular, para que pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, como idosos, tenham acesso a uma das vistas mais bonitas da Capital. O equipamento está presente em algumas cidades do Brasil, como Santo André, São Paulo, e em países da Europa, como Portugal e Suíça.

De acordo com a titular da Seinf, Manuela Nogueira, a requalificação foi dividida em duas etapas e a primeira já foi entregue. “Ela (fase inicial) contemplou toda a contenção do muro e foram feitas obras de drenagem, para evitar novos desabamentos como os que ocorreram no passado”, informa. Em janeiro de 2015, as chuvas e a falta de drenagem fizeram parte do morro desabar. Ninguém ficou ferido. A segunda etapa do projeto, ainda de acordo com a secretária, contemplou o urbanismo. Mais trechos de passeio e uma segunda escadaria foram feitos, além de uma areninha e de uma pracinha.

“No trecho superior do morro, vários equipamentos foram instalados, como caramanchões, bancos, e para coroar a entrega dessa segunda etapa, estamos finalizando a implantação do funicular”, confirma. O elevador será usado, em primeiro luga,r para dar acessibilidade no local. Mas a secretária não descarta que seja utilizado para turismo e para contemplação. A implantação e uso devem ser discutidos com a Secretaria Regional II até o fim de agosto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As obras no Morro contaram com a urbanização da avenida Vicente de Castro. As intervenções, que fazem parte do projeto de requalificação dos Corredores Turísticos, devem ser entregues em setembro deste ano, quando irá interligar os principais corredores comerciais e turísticos da Cidade.

Atualmente a avenida está com mais de 75% de execução e teve o pavimento asfáltico substituído por piso em blocos de concreto, para melhorar a sensação térmica da via, facilitar o escoamento da água da chuva e integrar a área à nova avenida Beira-Mar e ao calçadão do Morro Santa Terezinha.

Orçadas em aproximadamente R$ 9 milhões, as obras na avenida foram responsáveis, ainda, pela construção de uma galeria de drenagem e instalação de bocas de lobo. O local recebe também serviços de urbanização com a construção de calçadas com itens de acessibilidade como piso tátil e passagens elevadas, restando a finalização da ciclovia, paisagismo e nova iluminação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar