Participamos do

Moradores do bairro Parquelândia se queixam dos transtornos causados por acúmulo de lixo

Os resíduos consistem, principalmente, em restos de obras, armários e até materiais orgânicos

Apesar da manutenção da coleta de lixo periódica realizada pela Prefeitura de Fortaleza, moradores da rua Pedro de Queirós, no bairro Parquelândia, denunciaram acúmulo de lixo na região. Os resíduos, segundo moradores, consistem em restos de obras, armários, tábuas retorcidas, artefatos de cozinha, camas, colchões e até materiais orgânicos. A população teme o risco à segurança sanitária, principalmente, diante do cenário de pandemia de Covid-19.

A pilha de resíduos se formou nas proximidades do posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), localizado no bairro. Dentre as denúncias da população estão o descarte inapropriado de lixo por parte da vizinhança e do posto do órgão público.

O morador Cláudio Bezerra destaca que as principais preocupações dos habitantes são referentes ao lixo orgânico descartado de forma incorreta na região, o que gera transtorno devido ao mau cheiro gerado no local. “Os restos alimentares e as vísceras de animais sob o sol e o mormaço cearense, entram em processo de decomposição e, então, exalam, por dias seguidos, um odor horrível que, espalhado pelo vento, alcança todas as casas da vizinhança”, reclama.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), o acúmulo de lixo no local é fruto, principalmente, do descarte incorreto praticado no entorno. “A orientação é que os resíduos devem ser ensacados e deixados na calçada, em frente a cada residência, somente nos dias e horários da coleta domiciliar”, informa a Pasta. Ainda segundo a SCSP, nesta região, a coleta domiciliar é realizada sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, à noite.

Como ação emergencial, a Secretaria por meio da Ecofor Ambiental realizará nova ação de limpeza no local em três dias úteis para retirar os resíduos descartados incorretamente. Destaca ainda que, em casos de descarte irregular de lixo, a população pode telefonar gratuitamente para o número 156 para relatar e denunciar pontos de acúmulo de lixo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar