Participamos do

PMs que aparecem em vídeo espancando preso em rua responderão inquérito e procedimento na CGD

Nota do Comando da PM afirma que dois homens foram "avistados em atitudes suspeitas". Um deles conseguiu fugir antes da abordagem e o outro resistiu ao procedimento policial

O Comando Geral da Polícia Militar do Ceará determinou a abertura de um inquérito policial militar (IPM) para apurar a ação de PMs envolvidos em uma ação que terminou com o espancamento de um homem no bairro Pedras, em Fortaleza.

A abordagem, prisão e espancamento do homem, identificado apenas por Fernando, foram filmados por moradores da comunidade de Pedras. No vídeo de 3 minutos e 43 segundos, enviado para Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) do Ceará, quatro PMs iniciam a prisão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As imagens mostram que o preso, antes de ser algemado por três policiais, chega a ter o pescoço fortemente pressionado pelo joelho de um dos agentes de segurança. Ele se senta sobre o “suspeito”. Já algemado e agora em pé, o preso leva um tapa no rosto e dois socos na barriga.

De acordo com a denúncia anônima feita à CGD, os dois homens estavam caminhando, tarde da noite, na rua Pereira Coutinho quando foram abordados por uma viatura da Polícia Militar. O caso aconteceu no começo desta semana, 13/7, e um dos rapazes conseguiu escapar dos PMs.

A CGD informou que abriu inquérito administrativo disciplinar para apurar “a conduta dos envolvidos no caso”. Em nota, o Comando Geral da PM afirmou que “durante a ação, o suspeito esboçou reação e precisou ser contido pelos policiais militares. Após a ocorrência, o indivíduo foi levado pela viatura para casa dos pais, onde permaneceu”.

De acordo com o comunicado, “segundo os policiais militares que estavam na ocorrência, a composição realizava um patrulhamento na área, quando dois indivíduos foram avistados em atitudes suspeitas. Ao perceberem a presença policial, um deles empreendeu fuga e o outro foi detido”.

ÍNTEGRA DA RESPOSTA DO COMANDO DA PM

“A Polícia Militar do Ceará (PMCE) informa que, segundo os policiais militares que estavam na ocorrência, a composição realizava um patrulhamento na área, quando dois indivíduos foram avistados em atitudes suspeitas. Ao perceberem a presença policial, um deles empreendeu fuga e o outro foi detido. 

Durante a ação, o suspeito esboçou reação e precisou ser contido pelos policiais militares. Após a ocorrência, o indivíduo foi levado pela viatura para casa dos pais, onde permaneceu.

Nesta quarta-feira (15/7), foi aberto um Inquérito Policial Militar (IPM) contra os policiais militares envolvidos na ação, no intuito de verificar as circunstâncias do fato. 

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) informa que abriu inquérito administrativo disciplinar para apurar a conduta dos policiais envolvidos no caso”.

Assessoria de Comunicação da PMCE

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar