Participamos do

"Fim do expediente" e PMCE

Vídeo de mini-porquinho rosa e carro de polícia de brinquedo usado para alertar sobre importância do isolamento social foi alvo de repúdio pela PM
20:00 | Jul. 13, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Num ambiente envenenado pela política e às vésperas de uma eleição, é possível que um carro de fricção pilotado por um mini-porquinho rosa chame mais atenção do que os números da criminalidade? Sim, é. Aconteceu no último fim de semana.

Mesmo publicada numa seção virtual destinada a mensagens descontraídas protagonizadas por bichinhos em situações diversas do cotidiano, a postagem do O POVO, com a hashtag já conhecida por todos como “Fim do expediente”, mereceu o repúdio de alguns agentes públicos, que viram maldade e preconceito no que era tão somente um alerta para a importância de se manter o isolamento social no fim de semana que começava. Percebam que, na peça, não há qualquer referência à Polícia Militar do Ceará, como tentam fazer crer aqueles interessados em promover uma leitura enviesada do vídeo, disso talvez pretendendo obter ganhos políticos.

Imagem do Fim do Expediente que gerou a nota da PMCE
Imagem do Fim do Expediente que gerou a nota da PMCE (Foto: Reprodução)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nem a palavra na lateral do carro era em português, mas em inglês, o que afasta, por si, qualquer hipótese de relação direta com o contexto local. O POVO respeita a PM e seus integrantes, a cargo de quem está a missão de salvaguardar a segurança pública do Estado, uma nobre tarefa cuja seriedade e complexidade não permitem perder um minuto sequer com trivialidades como essa.

Veja alguns exemplos do Fim do Expediente:

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 

Não esqueça de usar máscara se precisar sair de casa! #OPOVO #fimdoexpediente

Uma publicação compartilhada por O POVO Online (@opovoonline) em

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 

Ei, ei eu quero ser um rockstar.#FimDoExpediente #OPOVO

Repercussão

No último domingo, após a publicação nas mídias sociais do O POVO, um grupo de policiais iniciou uma espécie de campanha na internet, com a interpretação que o jornal havia relacionado agentes de segurança pública à imagem de um porco. A versão acabou sendo endossada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), que divulgou, no mesmo dia, em seus canais institucionais, nota de repúdio contra O POVO.

O texto afirma que com o vídeo publicado a imagem da corporação foi "maculada e agredida", considerando a situação "abominável". A repercussão do posicionamento gerou uma onda de ataques contra o jornal nas redes sociais, com uma série de comentários de intimidação em diversas publicações do notícias do O POVO nas redes sociais. A reportagem solicitou posicionamento sobre o assunto para o Governo do Ceará, mas até o momento da publicação desta matéria não houve retorno.

Polícia Militar do Ceará lançou nota de repúdio contra publicação do Fim do Expediente do O POVO neste último domingo, 12
Polícia Militar do Ceará lançou nota de repúdio contra publicação do Fim do Expediente do O POVO neste último domingo, 12 (Foto: Reprodução)

De acordo com o departamento jurídico do Grupo de Comunicação O POVO (GCOP), todos os materiais estão sendo coletados e os excessos cometidos em publicações serão identificados e devidamente cobrados na Justiça: "Existe uma diferença clara entre liberdade de expressão e cometimento de calúnia ou difamação".

O grupo de advogados informa que a possibilidade de uma eventual ação judicial por parte de policiais contra O POVO está sendo monitorada e que caso se concretize, será provado que não houve intenção de desrespeitar a PMCE. A equipe jurídica defende que o viés lúdico da publicação foi tirado de contexto para favorecer visões políticas de determinados grupos dentro da corporação.

"Não houve intenção alguma de gerar provocação ou manifestar contrariedade à polícia do Estado do Ceará, que presta um serviço incontestável. Foi uma situação lúdica tirada de contexto e usada para causar agitação política na corporação", pontua o setor do jurídico do GCOP.

O que é o "Fim do Expediente"

A hashtag #fimdoexpediente faz parte do segmento de estratégias e formatos utilizados pela equipe de Mídias Sociais do O POVO na comunicação com o público leitor, com a intenção de deixar o feed de notícias mais leve. No ar diariamente há pelo menos cinco anos, após as últimas publicações noticiosas do dia em cada rede social são publicados vídeos protagonizados geralmente por animais e crianças em situações lúdicas.

De forma educativa e, ainda assim, para o entretenimento do público-alvo do jornal, algumas das legendas escolhidas são relacionadas a situações cotidianas. Foi o caso do post com o mini-porquinho rosa dentro de um carrinho fictício de polícia, que alerta a população sobre a importância do cumprimento do isolamento social e das medidas de saúde contra o coronavírus. "Atenção, atenção. Porquinho passando no feed para se certificar de que todos estão bem E EM CASA", dizia a legenda da publicação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar