Participamos do

Prefeitura celebra Festa de São Pedro dos Pescadores com ações virtuais

O público poderá conferir exibição de filme, debate e conteúdos informativos nas redes sociais
09:46 | Jun. 27, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

Prefeitura de Fortaleza promove ações virtuais e eventos online em celebração à tradicional Festa de São Pedro dos Pescadores, celebrada no dia 29 de junho. Durante o tríduo, que compreende os três dias de comemoração da Festa, o público poderá conferir exibição de filme, debate e conteúdos informativos nas redes sociais da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor). A programação começa neste sábado e segue até a segunda-feira, 29.

Neste fim de semana, 27 e 28 de junho, o público poderá acompanhar publicações no Instagram e Facebook da Secultfor, sobre o histórico da celebração, a importância da figura de São Pedro na tradição dos pescadores cearenses, e informações sobre a festa popular. Já na segunda-feira, 29, data que marca a celebração, será exibido o filme “É Tudo Verdade”, de Orson Welles, às 17h30min, no Canal da Secultfor no YouTube.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Também na segunda-feira, haverá o debate ao vivo no Youtube, com tema “Pescando Memórias do Mucuripe”. A conversa está marcada para as 19h, com a participação de Circe Macena e Sidarta Cabral, também no canal da Secretaria na plataforma de vídeos. Circe é atriz, dançarina e docente de Fortaleza, e Sidarta é mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), educador e gerente de Educação no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Ceará.

Missa ao vivo

Todos os dias, até a segunda-feira, 29, a Igrejinha de São Pedro dos Pescadores (Paróquia Nossa Senhora da Saúde) irá realizar uma transmissão ao vivo pelo Facebook, com novena, missa e apresentações musicais, a partir das 18h. De acordo com a Secultfor, a Igreja é a única construção da antiga vila de pescadores - o bem é tombado e registrado como Patrimônio Cultural de Fortaleza.

A Festa de São Pedro dos Pescadores ocorre desde a década de 1930, como tradição da cultura litorânea. As celebrações religiosas e festivais são realizadas todos os anos no calçadão da Beira-Mar, nas proximidades do Mucuripe.

Entretanto, devido à pandemia, a Secultfor informa que: “Atendendo recomendações de decreto publicado no Diário Oficial do Município, pela Prefeitura de Fortaleza, que determina ações emergenciais de combate à Covid-19, como o cancelamento de eventos públicos, este ano não haverá a celebração presencial”.

Confira a programação online:

Conteúdos informativos nas redes sociais
Quando: Sábado e domingo (27 e 28/06), às 10 horas
Onde: Instagram(@secultfor) e Facebook (/secretariadeculturadefortaleza)

Exibição do filme “É Tudo Verdade”, de Orson Welles
Quando: Segunda-feira (29/06), às 17h30
Onde: Canal da Secultfor no YouTube

Debate “Pescando Memórias do Mucuripe”
Conversa com Sidarta Cabral e Circe Macena
Quando: Segunda-feira (29/06), às 19 horas
Onde: Canal da Secultfor no Youtube

Programação do Tríduo na Igreja de São Pedro dos Pescadores
Novena, missa e música em celebração à tradicional Festa de São Pedro dos Pescadores
Quando: Sexta a segunda-feira (26 a 29/06), às 18 horas
Onde: Facebook (/saudepascom)



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar