Participamos do

Projeto Carta Amiga promove acolhimento a pessoas em tratamento com câncer

O Carta Amiga compartilha mensagens de esperança e afeto para os pacientes hospedados na Associação Nossa Casa, que encontram-se afastados de seus lares e familiares, durante esse período de pandemia
15:17 | Jun. 23, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Iniciativa solidária promove acolhimento para pessoas em tratamento com câncer no Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio). Os pacientes hospedados na casa de apoio da Associação Nossa Casa encontram-se distantes de seus lares e familiares, devido a pandemia do novo coronavírus. A partir da iniciativa, eles recebem mensagens de motivação e carinho, por meio de cartas escritas a punho pelos colaboradores da Instituição. A proposta, segundo o Crio, é dar ênfase ao tratamento humanizado e a qualidade de vida dos assistidos.

O Carta Amiga foi idealizado pelo setor de terapia ocupacional do Crio, em maio e junho deste ano. Antes, os pacientes atendidos pela casa de apoio retornavam para suas casas no interior do Ceará, para passar o fim de semana com a família. No entanto, por causa da pandemia, a Associação passou a atendê-los de forma integral, com objetivo de proteger os assistidos durante a quarentena.

A Associação Nossa Casa tem capacidade para atender a 46 pessoas. O tratamento de radioterapia e quimioterapia leva em média 35 sessões, que podem durar um mínimo de dois meses. “Quando a gente comunicou a mudança, eles entenderam, com muita tristeza. E por tudo que estão passando, e ainda terem que ficar longe da família, alguns quiseram parar o tratamento”, comenta a terapeuta ocupacional Patrícia Citó, que idealizou o projeto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao perceber que os pacientes estavam tristes e desmotivados, o grupo pensou em modos de fazer com que os assistidos se sentissem “especiais, lembrados e apoiados”, foi então que surgiu a ideia da carta, conta Patrícia. “Essas cartas são escritas de próprio punho, para demonstrar a atenção, o afeto, e que cada funcionário tirou alguns minutos [do seu tempo] para escrever palavras de força e esperança para eles”, detalha.

Para os idealizadores do Carta Amiga, o gesto, cada vez mais raro por conta da tecnologia, tem o poder de levar amor e carinho para as pessoas, e surpreender quem está precisando de palavras sinceras e reconfortantes. “Ler algo com a letra de alguém simboliza vínculo, cuidado e sensibilidade”, descrevem.

A iniciativa ainda é restrita aos funcionários da Casa, mas Patrícia relata que o projeto deve ser aberto ao público, para que mais pessoas venham a colaborar, enviando suas cartas para os pacientes da Casa. “A maioria [dos pacientes] se emociona, imagina como se a carta fosse enviada por um familiar. Tem paciente que diz se sentir mais confortável e protegido. Alguns funcionários agradecem por saber que fez o bem para aquele paciente”, destaca a terapeuta.

A iniciativa tem um papel importante para recuperar o ânimo e a motivação dos pacientes em tratamento do câncer. Mas o caráter transformador também toca os sentimentos dos voluntários, quando percebem que as palavras são capazes de confortar e resgatar a fé de outras pessoas.

Essa foi a percepção da enfermeira Branca Dias, de 39 anos: “Eu estou na oncologia há 20 anos, e sei qual é a importância da fé nesse momento”, relata ela, sobre a experiência de escrever a carta para uma paciente hospedada na casa de apoio.

“Eu escrevi o que eu gostaria de escutar, e me surpreendi com a reação da paciente. Eu disse que ela era uma pessoa muito especial, para que fechasse os olhos e sentisse a presença de Deus na vida dela. Ela ficou muito grata e emocionada quando leu”, complementa Branca.

Como funciona o projeto

O colaborador é convidado a redigir uma carta, sem saber quem é seu destinatário. A única informação que recebem, é que o destinatário da carta está em tratamento de câncer no Crio e hospedado na casa de apoio da Associação Nossa Casa.

A ideia, segundo os idealizadores do projeto, é que o voluntário escreva uma carta que ele mesmo gostaria de receber, se estivesse passando por um tratamento de câncer e suas eventuais consequências.

O remetente receberá um envelope e papel personalizado com a logomarca do projeto. O texto redigido poderá ser direcionado para uma mulher ou homem; jovem ou idoso; ou para qualquer paciente da casa. A carta será entregue nas mãos de cada paciente, pela terapeuta ocupacional da Instituição. A leitura será feita no ato de entrega.

“Caso seja o desejo do paciente, o promoveremos um encontro entre ele e o colaborador remetente. Infelizmente, será um momento sem toques e abraços, porém certamente, de muita emoção e carinho”, destaca a instituição.

Serviço

Projeto Carta Amiga para pacientes com câncer
Início: Maio/Junho - 2020
Setor Responsável: Terapia Ocupacional
Endereço: Rua Francisco Calaça, 1300 – Álvaro Weyne, Fortaleza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar