Participamos do

Pefoce faz perícias em "maquinetas" contra fraudes e clonagens de cartões de crédito

Perícias nos equipamentos conhecidos como maquinetas são realizadas pelo Núcleo de Perícia e Engenharia Legal e Meio Ambiente
15:26 | Jun. 18, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), realiza perícias em dispositivos eletrônicos como forma de combater fraudes e clonagem de cartões. A ação é dos peritos criminais com formação em engenharia eletrônica ou elétrica que usam ferramentas para detectar anormalidades.

O trabalho é feito dentro do Núcleo de Perícia e Engenharia Legal e Meio Ambiente (Nupelm), laboratório que atende casos que dependem de laudos técnicos para que ocorrências sejam analisadas a partir de conhecimentos científicos e procedimentos que são próprios da engenharia. Dessa forma, as ocorrências são esclarecidas.

O exame em "maquineta de cartão", equipamentos de transação financeira em estabelecimentos comerciais, é uma das perícias realizadas. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que o dispositivo passa por análise porque pode ser usado também como ferramenta para clonagem de cartões.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Na maquineta, os criminosos adulteram os componentes eletrônicos internos do dispositivo e instalam mecanismos para clonar o cartão da vítima, utilizando-se de diferentes sistemas e ferramentas tecnológicas", afirmou o supervisor do Nupelm, o perito criminal Fernando Viana, por meio da assessoria de imprensa da SSPDS.

Os peritos de engenharia constatam as adulterações averiguando o sistema eletrônico da maquineta, verificando se o padrão original do fabricante está em conformidade. Também são observadas características que indicam se há ou não instalação criminosa de sistema que não seja original de fábrica ou componentes eletrônicos suspeitos. É um tipo de perícia comum quando há ocorrências de crimes de estelionato.

A SSPDS explica que o aumento no número de uso de cartões com chip aumenta a segurança contra esse tipo de crime, mas ainda assim é possível cair em algum golpe da maquineta e ter cartões de crédito ou débito clonados.

De acordo com o perito, uma ação importante é receber a notificação da movimentação e uso do cartão para compras e transferências. "Deste modo, o proprietário do cartão fica sabendo quando, onde e como o cartão foi utilizado. Se houver uma operação suspeita, o dono do cartão comunica de imediato à operadora e solicita o bloqueio do cartão", esclarece .

Dicas para evitar ou reduzir problemas com clonagem de cartão, segundo o perito criminal Fernando Viana:

1. Ao digitar a senha, o usuário deve cobrir a região do teclado para evitar que alguém próximo esteja observando;

2. Ao inserir o cartão em uma máquina é importante manter o cartão sob o campo de visão;

3. Se fazer compras virtuais, optar por acessar sites seguros e, de preferência, com cartão virtual;

4. Solicitar a operadora do cartão que seja notificado para qualquer tipo de operação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar