Participamos do

Confira dicas de exercícios lúdicos para as crianças na quarentena

A ausência de atividades físicas pode impactar no desenvolvimento infantil durante o isolamento

Com as crianças em casa por mais tempo, os pais precisam se revezar entre o home office e a atenção aos pequenos. Por vezes, a única alternativa para entreter os filhos está na tecnologia. Porém, a ausência de atividades físicas pode impactar no desenvolvimento infantil durante o isolamento. O POVO traz algumas dicas de brincadeiras e exercícios para serem efeitos em casa.

O ideal é que as crianças possam praticar exercícios físicos independentemente da condição de isolamento, como observa a professora Marcela Ferracioli, do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A especialista, que também é coordenadora do Laboratório de Avaliação e Intervenção Motora (LAVIM) do Iefes, pondera que, além dos benefícios associados à promoção de saúde, a prática de atividade física estimula o desenvolvimento motor e psicossocial infantil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para Ferracioli, as mudanças na rotina das crianças têm interferências específicas. "A condição de isolamento social, por si, já aumenta o estresse e a ansiedade em todos, mas as crianças, em especial, estão em maior vulnerabilidade psicossocial, pois suas interações com coleguinhas, familiares e com a escola foram interrompidas bruscamente", pontua.

Benefícios de se movimentar e dicas para os pais

As atividades físicas trazem benefícios relativos ao crescimento, à prevenção de doenças, ao combate à obesidade e ao sedentarismo, conforme realça Ferracioli. Além disso, a educadora física ressalta que os proveitos de praticar atividades físicas para crianças estão além do âmbito físico, contribuindo também para "o desenvolvimento das habilidades motoras, da cognição, da criatividade, da memória, da aprendizagem, da autoestima e ajudam a incorporar hábitos saudáveis para a vida toda".

A orientação da professora para os pais que percebem os filhos muito tempo frente aos tablets e celulares é a de usar de métodos para incentivá-los a deixar o sedentarismo de lado. "Os pais sempre devem estar atentos e restringir o tempo de tela que as crianças passam nos dispositivos eletrônicos. Mas não se pode ignorar o fato de que esses dispositivos fazem parte da rotina e da cultura dessa geração. Por isso, uma boa estratégia é utiliza-los também para aumentar as práticas físicas e motoras das crianças", propõe.

Ela cita alguns jogos eletrônicos mais ativos, como aqueles com dança ou deslocamentos corporais, "que são boa opção para aumentar a movimentação, interação entre os familiares e o gasto energético". Outra dica é procurar obras famosas na internet (como pinturas e esculturas) e estimular as crianças a reproduzir essas obras com lápis de cor, pincel e tinta ou massinha de modelar.

A professora lembra que o estímulo dos pais fará toda a diferença nesse processo. "Não podemos nos esquecer também que as crianças precisam de exemplo. Assim, se os pais se dispõem a praticar atividades físicas em casa, podem estimular as crianças a praticarem com ele", conclui.

Veja exercícios lúdicos para os pais fazerem em casa com seus filhos recomendados pela especialista (até 10 anos):

Adaptar brincadeiras com a bola
Chutar e arremessar bola dentro de casa pode ser perigoso, se o espaço for limitado. Porém, os pais podem adaptar brincadeiras com a bola aos espaços a tarefas mais controladas, como um boliche com materiais recicláveis e basquete com bolas de papel, por exemplo.

Dança
Crie uma coreografia para a música favorita da criança. A primeira pessoa faz um passo de dança e os demais a imitam. Depois cada pessoa vai adicionando passos e sendo imitado.

Variar os brinquedos
Aproveite o tempo em casa e revisite os brinquedos e jogos antigos que estão guardados.

Utilize os dispositivos eletrônicos a favor do movimento
Existem muitas atividades em vídeos disponíveis na internet, bem como aulas de dança, de artes marciais, de alongamento, entre outras, que podem ser utilizadas para uma prática em família.

Brincadeiras para a família
Algumas brincadeiras não requerem muito material e espaço, apenas a família toda para brincar. Os pais podem ensinar uma brincadeira antiga, de quando eles eram crianças, e que seus filhos ainda não conheçam. As crianças podem se sentir motivadas por conhecer um pouco da história dos pais. Confira alguns exemplos a seguir:

“Siga o mestre”
Essa brincadeira exercita a memória e a coordenação motora. Primeiro, os pais devem fazer diferentes gestos ou caretas, que devem ser imitados pelas crianças. Em um segundo o momento, os adultos deixam a criatividade para os pequenos, e seguem o que eles fizerem.

“Batata quente”
Os participantes formam um círculo, com uma das pessoas sentada no centro da roda com os olhos vendados. As crianças que estiverem formando o círculo devem passar a batata, que pode ser qualquer objeto, para a criança da sua direita.

Enquanto a batata circula, todas as crianças cantam. Em qualquer momento o jogador que está vendado no centro da roda pode gritar: "Queimou!". Quem estiver com a batata nas mãos, deverá pagar uma prenda e será o próximo a ficar no centro do círculo.

"Pulo do Sapo"
Agache em posição de sapo e pule quando subir durante 40 segundos.

"Morto ou Vivo"
Quando o adulto disser: "Morto!", as crianças devem agachar. Quando o adulto disser: "Vivo!", as crianças devem dar um pulinho e ficar de pé.

"Estátua imitando um animal"
As crianças devem se movimentar imitando um animal e quando o adulto disser: “Estátua!”, elas devem parar na posição sem se mexer.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar