PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Vacina contra meningite está disponível em postos de saúde de Fortaleza para adolescentes de 11 e 12 anos

Os adolescentes são o público-alvo porque são os maiores transmissores

10:19 | 04/06/2020
113 postos em Fortaleza têm a vacina disponível  (Foto: Aurelio Alves/O POVO)
113 postos em Fortaleza têm a vacina disponível (Foto: Aurelio Alves/O POVO)

Os 113 postos de saúde de Fortaleza estão disponibilizando a vacina Meningocócica Conjugada Quadrivalente (ACWY), que protege de meningites e infecções causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. A imunização é direcionada para adolescentes de 11 e 12 anos, mas os que completaram 13 anos a partir de janeiro também poderão receber.

Anteriormente, estavam disponíveis apenas para o tipo C. Agora, a vacina é mais abrangente, o que aumenta a proteção diante da doença que circula pelo mundo e no Estado. A doença não tem um período específico para acontecer com maior força e pode surgir ao longo do ano, por isso a Secretaria Municipal de Saúde(SMS) reforça a importância da vacinação. Os adolescentes são o público-alvo porque são os maiores transmissores.

LEIA MAIS: Dez milhões ainda não se vacinaram contra gripe na segunda fase

A meningite é uma emergência infecciosa causada pela inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Os principais sintomas são fraqueza, febre, dor de cabeça, vômitos e, na sequência, rigidez na nuca. 20 mil doses foram recebidas e a Secretaria afirma ser suficiente para contemplar a faixa etária. Para receber vacina, o jovem deve se apresentar no posto portando o cartão de vacinação e um documento de identidade.

Além desta vacina, outras previstas no calendário básico também protegem contra agentes da meningite, como BCG (meningite tuberculosa), a Tríplice Viral (meningite por sarampo e caxumba), a Pentavalente (meningite por Haemofilos influenza b), Meningocócica C conjugada e Pneumocócica10).