Participamos do

185 anos: pela 1ª vez na história a Polícia Militar celebra aniversário por meio de lives devido pandemia

O POVO fez uma pesquisa histórica e mostra comemorações passadas da PMCE

Nesta semana, a Polícia Militar do Ceará fez uma série de apresentações, palestras e atividades de comemoração dos 185 anos da corporação. As ações fazem referência ao que tem sido feito pelas forças de segurança, se não fosse a pandemia do coronavírus, que obrigou as comemorações a acontecerem exclusivamente por meio de lives na Internet. Nos 185 anos da PMCE, esta é a primeira vez que a celebração do aniversário acontece pelas redes sociais, sem a convocação dos policiais e da abertura para a população.

Publicação do dia 24 de maio de 1975, comemorações da Polícia Militar do Ceará
Publicação do dia 24 de maio de 1975, comemorações da Polícia Militar do Ceará (Foto: O POVO )

Adaptação dos 185 anos

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Atualmente, comandante da Polícia Militar do Ceará, o coronel Alexandre Ávila afirma que a PMCE foi criada e é a razão da existência dela a proteção das pessoas.

"A melhor forma de comemorar é intensificando a forma de combate à pandemia. Fizemos todas as festividades dentro dos critérios do decreto governamental, por meio de lives e adotamos a postura de intensificar os trabalhos nesse momento", ressalta.

 

Polícia Militar do Ceará comemorou 125 anos de existência
Polícia Militar do Ceará comemorou 125 anos de existência (Foto: O POVO )

André Costa, secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), também comentou a celebração e afirmou que gosta do contato com a população e com os profissionais de segurança pública nos quartéis. "É difícil não poder fazer a celebração com a tropa reunida e passar uma mensagem pessoalmente, mas todos os sacrifícios e mudanças comportamentais que o momento exige, momento que a gente nunca passou, nesses 185 anos de Polícia nunca parecido".

 

Comemorações da Polícia Militar do Ceará durante o longo dos seus 185 anos
Comemorações da Polícia Militar do Ceará durante o longo dos seus 185 anos (Foto: O POVO )

 


Criação da PMCE

No mês de maio de 1835, o presidente da província do Ceará, padre senador vitalício e orador sacro, José Martiniano de Alencar, assinou a resolução provincial número 13, criando a Força Pública do Ceará. A partir do dia 4 de janeiro de 1947 passou a ter a denominação de Polícia Militar do Ceará, após a Constituição de 1946.

 

Comemorações da PMCE durante o longo desses 185 anos
Comemorações da PMCE durante o longo desses 185 anos (Foto: O POVO )


A PMCE teve como o primeiro comandante o tenente do Exército Brasileiro Tomaz Lourenço da Silva Castro, que comandou a instituição do dia 24 de maio de 1835 a 19 de janeiro de 1839.

 

Colaboraram Fred Souza e Domitila Andrade

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar