Participamos do

Detran-CE esclarece dúvidas sobre validação online de documento de veículos

Muitas pessoas relataram problemas para validar online o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
21:30 | Mai. 11, 2020
Autor Gabriel Lopes
Foto do autor
Gabriel Lopes Estagiário de Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Desde o dia 27 de abril de 2020 é possível validar online o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). O motivo dessa flexibilização é a pandemia do novo coronavírus no Ceará e no mundo. Porém, o número de dúvidas e reclamações sobre o mecanismo é grande com o Detran-CE, através do serviço de atendimento da autarquia. Tendo isso em vista, a reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do Detran-CE, que esclareceu as pendências.

O processo de validação online da CRLV pode ser iniciado no site detran.ce.gov.br, na aba de serviços. O serviço mais acima na tela é o da validação. A primeira etapa do processo consiste na informação do número da placa e do chassi ou Renavam do veículo. Na segunda etapa, a que mais gerou reclamações, o cidadão deve informar o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), documento de transferência conhecido também como antigo DUT, que não se confunde com o CRLV, além do código de segurança, se houver. Caso não haja o código, há a orientação para colocar um 0 no lugar indicado.

Após esse procedimento, o documento pode se salvo em formato PDF no dispositivo do usuário, que poderá imprimi-lo quantas vezes quiser.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Outra reclamação comum é a dificuldade em baixar o documento, mesmo estando com a CRV. Nesse caso, é importante verificar se não há débito no pagamento do IPVA ou do seguro DPVAT, algo que impossibilita o licenciamento. Multas pendentes também limitam a execução desse serviço.

Até o momento, 16.636 documentos foram validados e emitidos online pelo Detran-CE.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar