Participamos do

Apenas um cemitério público tem vagas para sepultamento imediato

Cemitério Parque Bom Jardim tem cerca de 1.000 vagas. Pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade podem solicitar auxílio funeral, ofertado em hospitais públicos, UPAs, SVO e equipamentos da política de Assistência Social

O Cemitério Parque Bom Jardim, localizado na Regional V, é o único dos cinco equipamentos municipais com disponibilidade para o público em geral, com aproximadamente 1.000 vagas para sepultamentos imediatos. Além disso, há contrato vigente de exumação que assegura cerca de mais quatro mil vagas para este ano. Em meio à pandemia de Covid-19, a média de 11 a 13 sepultamentos realizados por dia no local não sofreu alteração até agora, de acordo com a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger).

Em nota, a Secretaria afirma que a Prefeitura elaborou plano de contingência, possibilitando a construção de jazigos pré-moldados em cemitérios públicos e a contratação de novos coveiros, caso seja necessário. "Vale ressaltar que essas ações são condicionantes à situação futura da cidade e serão implementadas de acordo com a necessidade", destaca.

O funcionamento dos cemitérios públicos de Fortaleza sofreu mudanças. Atualmente, eles estão funcionando apenas para sepultamentos e com número reduzido de acompanhantes. Além disso, foram suspensas visitas, atos ecumênicos, velórios, cortejos e demais atividades que causem aglomerações.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade podem solicitar auxílio funeral, um dos benefícios eventuais previstos no artigo 22 da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas). O benefício visa atender, preferencialmente, despesas de urna funerária, velório e sepultamento e necessidades urgentes da família advindas da morte de um de seus provedores ou membros.

Ele é ofertado em hospitais públicos, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviços de Verificação de Óbitos (SVO) da Cidade, além dos equipamentos da política de Assistência Social — Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

"Os profissionais destas unidades estão aptos ao esclarecimentos de dúvidas e concessão do auxílio funeral", pontua a Secretaria dos Direitos Humanos e de Desenvolvimento Social de Fortaleza (SDHDS), na nota conjunta com a Seger.

Serviço
Dúvidas sobre auxílio funeral
Telefone: (85) 3488.9894

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar