Participamos do

Prefeitura recebe por telefone pedidos de serviços de recolhimento e podas de árvores

Serviços como poda, capinação em praças e áreas verdes, e cuidados com os animais do Zoológico Municipal continuam sendo realizados durante pandemia
13:42 | Abr. 01, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em meio às medidas preventivas para conter a disseminação da Covid-19, equipes da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) seguem executando serviços relacionados à arborização, manutenção de praças e parques, e cuidados com os animais do Zoológico Municipal Sargento Prata. As atividades estão sendo desenvolvidas de acordo com os decretos municipais, estaduais e federais anunciados recentemente, e servidores seguem as recomendações de higiene e distanciamento social indicadas pelas autoridades de saúde.

Nos parques, praças e áreas verdes e institucionais, as equipes realizam serviços como capinação, roço, varrição, podas de árvores e arbustos, bem como manutenção de jardins. O cronograma de podas de árvores nas vias e logradouros públicos da Capital vem sendo mantido e a Prefeitura continua atendendo às solicitações de recolhimento de árvores que venham a obstruir vias pelo número de WhatsApp (85) 98682 2269. Os pedidos de podas emergenciais devem ser feitos pelo telefone 156.

Já o Zoológico Municipal Sargento Prata e o Horto Florestal Municipal Falconete Fialho são parques públicos que desenvolvem atividades com algumas particularidades. Apesar de estarem fechados à visitação pública desde o dia 18 de março, ambos os equipamentos, que são integrados e compartilham a mesma área no Parque Passaré, seguem desempenhando suas funções.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme a Prefeitura, no Zoológico, todas as rotinas e cuidados com os animais permanecem sendo cumpridas e a equipe composta por biólogo, zootecnista, médica veterinária e tratadores de animais continua trabalhando para garantir a saúde e o bem-estar do plantel, atualmente composto por 165 animais de 44 espécies.

A rotina diária dessas equipes envolve cuidados básicos como alimentação e limpeza de recintos, cuidados médico-veterinários para diagnóstico e tratamento, e os trabalhos de enriquecimento ambiental que prezam pelas chamadas cinco liberdades animais: livre de sede, fome e má nutrição; livre de dor, ferimentos e doença; livre de desconforto; livre para expressar seu comportamento natural; e livre de medo e de estresse.

O Horto Municipal segue normalmente com sua produção e continua com a meta de cultivar 250 mil mudas em 2020, bem como com seu modelo de produção de composto orgânico sustentável, reutilizando restos das podas feitas na Cidade pela própria UrbFor e reaproveitando bagas de frutas remanescentes da alimentação dos animais mantidos no Sargento Prata.

O programa de doação de mudas e a visitação pública ao Horto e ao Zoológico seguem suspensos para evitar a propagação do novo vírus e proteger os cidadãos, mas as unidades continuarão recebendo serviços de manutenção e limpeza regularmente.

Serviços da UrbFor

Todas as atividades atribuídas à Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), que é incumbida de conservar e manter o ambiente natural do Município, com foco na arborização urbana e no paisagismo, seguem sendo desempenhadas normalmente, segundo gestão municipal.

A respeito das praças e parques abertos (não cercados ou sem portaria de acesso), a Prefeitura recomenda que os espaços não sejam frequentados durante o período de isolamento social proposto pelo Governo. As aglomerações devem ser evitadas mesmo em áreas abertas e deve-se evitar o uso compartilhado de estruturas como brinquedos, aparelhos de ginástica, entre outros existentes ao ar livre na Cidade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar