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NOTÍCIA

Enel Ceará segue com medições de faturamento de energia, mas suspende cortes no Estado

Na quarta-feira, 25, a empresa havia acatado determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de suspender o corte no fornecimento aos consumidores residenciais (rurais e urbanos) e serviços essenciais durante os próximos 90 dias

Leonardo Maia
13:18 | 26/03/2020
Quarentena faz pessoas permanecerem em casa
Quarentena faz pessoas permanecerem em casa (Foto: FCO FONTENELE)

A Enel Distribuição Ceará afirmou nesta quinta-feira, 26, que continuará medindo o faturamento da energia elétrica de clientes no Estado e que as contas serão enviadas normalmente.

Na quarta-feira, 25, a empresa havia acatado determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de suspender o corte no fornecimento aos consumidores residenciais (rurais e urbanos) e serviços essenciais durante os próximos 90 dias. A medida não inclui grandes clientes, como indústrias e comércios, e clientes que cancelarem a modalidade de pagamento por débito automático em conta ou outras formas de pagamento eletrônico. "Essa decisão tem o objetivo de beneficiar a população em situação de vulnerabilidade social que não terá condição de pagar a conta", informa a Enel, em nota ao O POVO Online.

Como forma de reduzir aglomerações, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou ainda a emissão da conta de energia pela média do consumo dos últimos 12 meses. Nos casos em que o procedimento for adotado, não serão alteradas as datas de vencimento das contas.

A empresa ainda ressaltou a importância de usuários que tenham condições financeiras continuem pagando suas contas em dia para garantir a prestação do serviço essencial. Os clientes podem acessar os meios eletrônicos, como débito automático e internet banking. A Enel também afirma que reforçou o atendimento em todos os seus canais digitais para que os clientes possam entrar em contato com suas respectivas distribuidoras.

Contato 

Os canais digitais da companhia funcionam 24 horas por dia. Os clientes podem, gratuitamente, baixar os aplicativos para Android e IOS de cada empresa e ter acesso a serviços, como cadastro de conta em débito automático e fatura por email, além de solicitar segunda via da conta, consultar débitos ou informar falta de energia.

Além disso, os clientes ainda podem entrar em contato com a companhia pelas redes sociais – Facebook  e Twitter ou ainda pelas Centrais de Atendimento de cada Estado. No Ceará, os clientes podem entrar em contato no número 0800 28 50 196.

Segue nota completa da Enel

A Enel Distribuição Ceará esclarece que não há mudanças nos processos de medição e faturamento da companhia neste momento. As contas de luz continuam sendo enviadas, normalmente, a todos os clientes.

Dentre as determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica anunciadas essa semana, está a suspensão do corte no fornecimento de energia elétrica aos consumidores residenciais (rurais e urbanos) e serviços essenciais durante os próximos 90 dias. Essa decisão tem o objetivo de beneficiar a população em situação de vulnerabilidade social que não terá condição de pagar a conta. A medida não inclui grandes clientes, como indústrias e comércios, e consumidores que cancelarem a modalidade de pagamento por débito automático em conta ou outras formas de pagamento eletrônico.

A companhia reforça ainda a importância de que todas as pessoas que têm condições continuem efetuando o pagamento da conta de energia para garantir a prestação do serviço essencial.

Os clientes podem acessar os meios eletrônicos para pagamento, como débito automático e internet banking. A empresa também reforçou o atendimento em todos os seus canais digitais para que os clientes possam entrar em contato com a distribuidora.

Nesse momento crítico no País, a Enel Brasil não tem medido esforços para garantir a qualidade do fornecimento de energia que chega às residências de seus clientes. A companhia tem atuado com responsabilidade junto a colaboradores e parceiros, adotando cuidados de higienização adicionais para os trabalhadores de campo, do call center e dos centros de controle.

Os canais digitais da companhia funcionam 24 horas por dia. Os clientes podem, gratuitamente, baixar os aplicativos para Android e IOS de cada empresa e ter acesso a serviços, como cadastro de conta em débito automático e fatura por email, além de solicitar segunda via da conta, consultar débitos ou informar falta de energia.

Além disso, os clientes ainda podem entrar em contato com a companhia pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pelas Centrais de Atendimento de cada Estado: São Paulo (0800 72 72 120), Rio de Janeiro (0800 28 00 120), Ceará (0800 28 50 196) e Goiás (0800 62 01 96).