Participamos do

Vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira, 23, e terá atendimento domiciliar e sistema "drive-thru"

Em Fortaleza, é possível se vacinar nos 113 postos de saúde, nas 200 escolas da rede municipal e ainda nos estacionamentos de shoppings e universidade

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira, 23, em todo o País. A primeira fase tem foco na vacinação dos idosos e profissionais da saúde. Em Fortaleza, a população pode encontrar a vacina nos 113 postos de saúde, 200 escolas da rede municipal, além de estacionamentos de shoppings e da Universidade de Fortaleza (Unifor), onde funcionará a partir de amanhã o Drive Vacina em que o idoso poderá ser vacinado sem descer do veículo.

Para organizar a demanda, o Município recomenda que a população siga o calendário de vacinação estabelecido segundo as iniciais alfabéticas. A ideia é evitar grandes quantidades de pessoas nos locais da campanha. Em live realizada no Facebook nesta segunda-feira, 23, o prefeito Roberto Cláudio alertou que a busca ‘frenética’ pela vacinação não é necessária. “Nós temos estoque suficiente, temos tempo e temos um plano. Se cada um seguir a orientação dada, vamos evitar aglomerações desnecessárias”, pontuou.

A servidora pública aposentada Laelza Silva, 71, decidiu se antecipar e procurou ontem, 22, o posto de saúde Irmã Hercília Aragão, no bairro São João do Tauape, para se vacinar. “Não tinha fila. Eram poucas pessoas e esperei 10 minutinhos. Todos os profissionais e pessoas que estavam chegando foram com máscara”, comenta. O local é um dos 21 postos de saúde que funcionarão na Capital nos fins de semana dando apoio no combate ao coronavírus.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na manhã desta segunda, O POVO também esteve no posto de saúde Irmã Hercília Aragão e no Waldemar Alcântara, no bairro Jóquei Clube. Nos dois lugares, a movimentação era tranquila e os funcionários comentaram que mais cedo o trânsito de pessoas era considerável, porém sem grandes filas. Na Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), no Meireles, as pessoas também conseguiam a imunização com agilidade.

A enfermeira Ana Alves, 36, providenciou a vacinação para os pais idosos nesta segunda-feira, 23, na Escola Municipal Martins de Aguiar, localizada no bairro Monte Castelo. Ela chegou ao local por volta das 8h30min e relata que vários idosos já esperavam pela vacina.

De acordo com Ana, a espera de 50 minutos foi tranquila porque havia espaço arejado e coberto suficiente para as pessoas estarem. “Dava para perceber o empenho dos profissionais da saúde em priorizar o atendimento das pessoas com mais de 80 anos, em orientar que as pessoas não se aglomerassem no local e em realizar momentos de educação sobre cuidados para evitar o coronavírus”, elogia.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Joana Maciel, reforçou na última sexta-feira, 20, em live realizada no Facebook que existem esforços para evitar aglomeração de pessoas durante a campanha vacinação. “A gente tem aqui um desafio enorme que é vacinar essas pessoas sem aglomerar. É importante que as pessoas se vacinem nas escolas porque tem um ambiente amplo e arejado”, aconselha. A prefeitura também adotou o prolongamento da validade das receitas de medicamentos contínuos, que vai passar de 6 meses para 12 meses.

Drive Vacina

Na terça-feira, 24, a Unifor vai disponibilizar um terceiro posto de vacinação semelhante ao sistema drive-thru. No Drive Vacina, será organizada uma fila de veículos e os idosos não precisarão sair de seus carros para receber a dose da vacina. A partir desta segunda-feira, estão funcionando dois postos de vacinação na Universidade de Fortaleza (Unifor), ambos no bloco D. Os três postos funcionarão de segunda a sexta, de 8h às 16h30

Vacinação domiciliar

Para os idosos de 80 anos ou entre 60 e 79 acometidos de uma doença temporária que impeça o deslocamento até o posto de saúde, o Município disponibilizará equipes para realizar vacinação em sua própria residência. Os nomes já cadastrados na base de dados dos usuários do programas Saúde da Família e Melhor em Casa, já estão contemplados neste modo de imunização.

Entretanto, caso o idoso ainda não possua cadastro, é possível entrar em contato com a Prefeitura pelo número de Whatsapp (85) 99989.4799, encaminhando o nome completo do idoso, idade, endereço e contato de telefone. Uma equipe fará a visita para a aplicação da vacina.

A vacinação é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a obterem diagnósticos mais evidentes em relação ao Covid-19. A proteção da vacina e a consequente diminuição dos casos de influenza H1N1, H3N2 e Influenza B facilita o diagnóstico de possíveis casos de coronavírus em caso de sintomas gripais fortes.

Confira os lugares que receberão a campanha em Fortaleza

24 a 27 de março
200 escolas da rede municipal
113 postos de saúde

Drive Vacina
Quando: 24 a 27 de março, das 8 horas às 16h30min

Universidade de Fortaleza (Unifor) - Estacionamento do Bloco D
Onde: avenida Washington Soares, 1321 (entrada pela avenida Valmir Pontes)

Quando: 25, 28 e 29 de março (quarta-feira, sábado e domingo), das 9 horas às 16 horas
North Shopping Bezerra
Onde: avenida Bezerra de Menezes, 2450 - Pres. Kennedy, Fortaleza

North Shopping Jóquei
Onde: avenida Lineu Machado, 419 - Jóquei Clube,Fortaleza

RioMar Papicu
Onde: avenida Lineu Machado, 419 - Jóquei Clube, Fortaleza

RioMar Kennedy
Onde: avenida Sargento Hermínio Sampaio, 3100 - Pres. Kennedy, Fortaleza

Shopping Via Sul
Onde: avenida Washington Soares, 4335 - Lagoa Sapiranga (Coité), Fortaleza

Shopping Iguatemi

Onde: avenida Washington Soares, 85 - Edson Queiroz

Veja a distribuição das iniciais alfabéticas durante a vacinação, segundo a recomendação da Prefeitura:

23/03: A, B,C,D,E
24/03: F, G, H, I, J
25/03: K,L,M,N,O
26/03: P,Q,R,S,T
27/03: U,V,W,X,Y,Z

Conforme o calendário divulgado pelo Governo Federal, a campanha de 2020 segue três fases:

1ª fase (a partir de 23/03): idosos (a partir de 60 anos) e profissionais da saúde.

2ª fase (a partir de 16/04): professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

3ª fase (09/05 a 23/05): crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade

Com informações da repórter Marcela Tosi


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar