Participamos do

Aplicativo para acompanhamento de crianças com autismo é desenvolvido por professora em Fortaleza

O Interautismo é o resultado concreto de uma pesquisa clínica com um grupo de 30 crianças e suas famílias, realizada no início de março.
13:14 | Mar. 23, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Criado por uma professora do curso de fisioterapia da Universidade de Fortaleza (Unifor), o aplicativo Interautismo tem como objetivo auxiliar profissionais de saúde no acompanhamento de crianças com transtorno do Espectro Autista (TEA). O app, que também possui um sistema web, é um apoio na prescrição de brincadeiras terapêuticas para os pais desenvolverem com as crianças, que permite o monitoramento das atividades pelos profissionais de saúde que as acompanham.

Para a professora Julyana Maia, o aplicativo Interautismo traz o suporte da tecnologia para os profissionais, nesse período de isolamento social, quando não é possível o encontro presencial das crianças com seus terapeutas. Segundo ela, a ideia surgiu da necessidade dos profissionais de saúde terem uma tecnologia que auxiliasse na prescrição e acompanhamento das brincadeiras.

“As pessoas imaginam que só existe prescrição de medicamento, mas quando falamos de terapias de acompanhamento de crianças com autismo, lidamos com o brincar. É durante a brincadeira que a criança tem a possibilidade de conhecer ela mesma, o outro e o ambiente a sua volta”, destaca Julyana Maia, que é doutora em biotecnologia. O sistema foi desenvolvido com o apoio das alunas Renata Alves e Aline Soares, e dos profissionais do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI) da Unifor.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Interautismo é ainda resultado concreto de uma pesquisa clínica realizada com um grupo de 30 crianças e suas famílias. De acordo com a professora, no início de março foram feitos cadastros e treinamentos para o uso da plataforma pelo profssionais do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), que assistiram a essas crianças. “Apresentamos a ferramenta para os pais e responsáveis; e ao longo da pesquisa, vamos avaliar se vai aumentar o engajamento das famílias para brincar com suas crianças”, reforça a professora.

Serviço

O aplicativo Interautismo está disponível na loja virtual para celulares Androis e iOS. No entanto, só é possível o download do aplicativo após o cadastro na plataforma web, pelo profissional de saúde que acompanha a criança.

Profissionais de saúde que tenham interesse em conhecer a ferramenta e utilizá-la nas terapias, podem enviar e-mail para interautismoapp@gmail.com.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar