Participamos do

761 celulares importados ilegalmente são apreendidos em shoppings de Fortaleza

Operação ocorre em quatro estados
12:27 | Mar. 12, 2020
Autor Rubens Rodrigues
Foto do autor
Rubens Rodrigues Repórter do OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Receita Federal deflagrou operação na manhã desta quinta-feira, 12, para apreensão de celulares da marca Xiaomi importados ilegalmente para o Ceará. Ação ocorreu em cinco shoppings de Fortaleza e cinco lojas do Centro da cidade. Operação se estende por Salvador e Vitória da Conquista, na Bahia, Recife (PE) e Imperatriz (MA).

De acordo com a Receita Federal, os equipamentos eram vendidos com valor e funcionalidades equivalentes aos de um Iphone ou smartphone similar. Os celulares eram vendidos em 22 pontos distribuídos pelos quatro estados. Ao todo, foram 761 aparelhos recolhidos.

A investigação aponta que não há importação regular de celulares da Xiaomi no Ceará e que os pontos de venda localizados no Estado são franquias de um mesmo grupo empresarial de Fortaleza. O grupo, no entanto, não é representante da marca no Brasil e não pode importar a mercadoria. Apenas uma empresa, que tem sede em São Paulo, pode realizar a movimentação no País.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A partir dessa informação sobre o grupo empresarial localizado no Ceará, as divisões de Repressão da Receita Federal começaram a investigar as franquias desse grupo empresarial nos outros estados.

Com 10 estabelecimentos, Fortaleza é a cidade com o maior número de alvos na operação. São quatro estabelecimentos em Recife, sete em Salvador, um em Vitória da Conquista e um em Imperatriz. Ao todo, 70 servidores da Receita Federal participam da operação. Em Fortaleza, a operação tem apoio da Polícia Militar.

Em nota, a Receita Federal informou que além da apreensão dos celulares, será aplicada a pena de "perdimento, por se tratar de descaminho, uma vez que são produtos originais que poderiam ser importados legalmente, mas entraram no país de forma irregular sem o pagamento dos tributos devidos".

São descaminhados os produtos que têm importação legal, mas realizada de forma irregular e sem pagar tributos. É diferente dos produtos contrabandeados, aqueles que a importação é proibida, e dos contrafeitos, os que são falsificados.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar