Etufor altera itinerário de 13 linhas de ônibus que passam pela Desembargador Moreira

Os ônibus que passam pelo local farão desvios pelas ruas Leonardo Mota e Osvaldo Cruz; e das avenidas Dom Luís e Santos Dumont

14:07 | Fev. 20, 2020

A rua Leonardo Mota será um dos pontos com parada temporária durante o desvio. (foto: Reprodução/Google Maps)

Treze linhas de ônibus que passam pela avenida Desembargador Moreira tiveram itinerário alterado pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). A via passa por requalificação viária desde o início deste ano no trecho entre as avenidas Pontes Vieira e Abolição.

As linhas afetadas são: 011-Circular I, 012-Circular II, 027-Siqueira/ Papicu/ Aeroporto, 029-Parangaba/ Náutico, 030-Siqueira/ Papicu/ 13 de Maio, 033-Corujão/ Circular I, 037-Corujão/ Cj Ceará/ Aldeota, 076-Cj Ceará/ Aldeota/ Papicu, 079-Antônio Bezerra/ Náutico, 087-Expresso/ Siqueira/ Papicu, 096-Expresso/ Cj Ceará/ Papicu, 680-José Walter/ Papicu/ Cidade Jardim e 823-Bom Jardim/ Montese/ Aldeota.

A alteração acontece devido a novo trecho da avenida que vai ser interditado nesta quinta-feira, 20. Dando sequência às obras de requalificação, a via terá o sentido Sertão/Praia, entre as avenidas Santos Dumont e Dom Luís, bloqueado. Os condutores que desejam trafegar nessa direção deverão dirigir pelo contrafluxo. A interdição nesse trecho deve durar dois meses.

O que muda

Os passageiros que usam as linhas 012, 027, 029, 030, 087, 680 e 823 no sentido Norte/Sul (Praia/Sertão), seguem pela avenida Dom Luís até a Rua Osvaldo Cruz no sentido da avenida Santos Dumont e, em seguida, retornam para a Desembargador Moreira retomando o itinerário normal.

Leia mais: Comerciantes preveem prejuízo com obras na av. Desembargador Moreira

Já os usuários das linhas 011, 029, 033, 037, 076, 079 e 096 no sentido Sul/Norte (Sertão/Praia), realizam o desvio da Desembargador Moreira a partir da avenida Santos Dumont em direção à rua Leonardo Mota, seguindo para a avenida Dom Luís e retornando para a Desembargador Moreira.

Pontos de parada temporários serão instalados nas ruas Osvaldo Cruz e Leonardo Mota.

Entenda as obras na avenida

De acordo com a Prefeitura, as intervenções que estão sendo desenvolvidas garantirão uma melhor drenagem da via, assim como a implantação de fiação subterrânea e a construção de um calçadão para comércio e turismo.

No trecho entre as avenidas Dom Luís e Abolição, a Prefeitura planeja fazer um boulevard, com a ampliação do calçada. O sentido Abolição-Dom Luís (subindo da praia) será eliminado, já que, segundo a gestão municipal, o sentido viário contrário corresponde a mais da metade do tráfego na avenida.

Com orçamento de R$ 11,2 milhões, a obra tem previsão de 12 meses para ser concluída. No entanto, o trecho 3, considerado o mais importante pela Prefeitura, está previsto para ser finalizado em oito meses.