PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Professora da UFC lança livro "Comunicações em tempos de crise economia e política"

Helena Martins aborda desde a construção de hegemonia na comunicação à desinformação e crescimento da vigilância por meio das redes sociais. Obra está disponível para download gratuito

Wanderson Trindade
13:28 | 10/02/2020
Helena Martins aborda desde a construção de hegemonia na comunicação à desinformação e crescimento da vigilância por meio das redes sociais
Helena Martins aborda desde a construção de hegemonia na comunicação à desinformação e crescimento da vigilância por meio das redes sociais (Foto: Arquivo pessoal)

Em tempos de mudanças significativas na comunicação, com o advento das redes sociais, das fake news e da coleta de dados, a busca pela reflexão é discutida em livro que será lançado nesta quarta-feira, 12, em Fortaleza. Escrita pela professora de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC), Helena Martins, a obra terá seu lançamento realizado a partir das 19 horas na Livraria Lamarca, no Benfica.

"Comunicações em tempos de crise - economia e política" é o título do livro que busca entender as mudanças na comunicação, como “a emergência das plataformas digitais”. A perspectiva da professora é “apontar caminhos para ampliar a democratização do setor”.

Capa do livro "Comunicações em tempos de crise - economia e política"
Foto: Reprodução / Expressão popular
Capa do livro "Comunicações em tempos de crise - economia e política"

Fruto de parceria com a Editora Expressão Popular e a Fundação Rosa Luxemburgo, o livro aborda diferentes temas essenciais para a área, como “desinformação, uberização do trabalho, crescimento da vigilância por meio das redes sociais e dispositivos tecnológicos e multiplicação de produtores de conteúdo”.

Também com caráter histórico, a autora passeia pelas discussões da construção de hegemonia tanto do ponto de vista ideológico quanto econômico. “Nesse sentido, trago histórico da radiodifusão e das telecomunicações, analisando as políticas que foram implementadas nesses setores nos últimos anos. Atualizando o debate sobre a democratização da comunicação, abordo ainda que as corporações mais valiosas do mundo são hoje vinculadas às comunicações digitais, como Google, Facebook, Apple e Microsoft, as quais se configuram como monopólios, exercendo também papéis políticos”, declara.

O livro faz parte da coleção “Emergências” e está disponível para download gratuito clicando aqui.

Serviço
Lançamento do livro “Comunicação em tempos de crise - economia e política”, de Helena Martins
Quando: Quarta-feira, 12, às 19 horas
Onde: Livraria Lamarca | Avenida da Universidade, 2475, Benfica