Usuários reclamam de problemas no atendimento do Vapt Vupt Messejana
Procurada, a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) afirmou que, além de oferecer senhas suficientes e policiamento para coibir comportamentos inadequados, o serviço de agendamento registra índice de 58% de evasão
Usuários de serviços do Vapt Vupt da Messejana reclamam de diversos problemas no atendimento realizado no local. Entre as dificuldades encontradas, eles denunciam desde o agendamento e a distribuição de senhas até a demora na chamada para os guichês. Conforme relatos ouvidos pelo O POVO, quem busca serviços pode enfrentar longas filas dentro e fora do local, receber diversas senhas para um mesmo atendimento e esperar horas para ser atendido.
Segundo o relato de um leitor, que precisava com urgência da segunda via da Carteira de Identidade (RG), ele dirigiu até o Vapt Vupt da Messejana por volta das 5h30min. Ao chegar no local, centenas de pessoas já se encontravam na fila. "O cidadão de Fortaleza é submetido a ficar ao relento, sujeito a assalto e outros infortúnios", queixou-se.
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Quando o atendimento teve início, apenas 60 senhas foram disponibilizadas para este serviço. "Sai de lá as 7h e sequer consegui uma senha. Sem mencionar que, no sistema de agendamento, o dia mais próximo para atendimento é a partir de 24 de abril". Além disso, o usuário ainda reclamou da venda de lugares na fila. "A morosidade do Estado na prestação do seu serviço abre precedentes para esse tipo de coisa vir a acontecer", narrou.
Para conseguir uma senha no mesmo serviço, o auxiliar administrativo, Antônio Marcos, 25, precisou chegar ainda mais cedo. “ Eu saí de casa 4h e cheguei aqui 5h10min, eu não sei se entrou todo mundo, estava lotado ”, afirmou ele. O jovem também relatou que a espera é feita com o sentimento de insegurança. “Segurança só dentro, lá fora não tinha nada, só as pessoas”, conta.
Mesmo já com uma senha, ele precisou enfrentar outra fila, já dentro do local, para receber mais dois números para então poder ser chamado para os guichês. “Eles disseram que era um pré senha, eles assinaram meu número e fomos direcionados para outra fila. Então, uma mulher veio com outra senha e carimbou, para poder ser chamado no painel”. Após quase 5 horas, ele não tinha perspectiva de sair da instituição. “Acabaram de chamar o 1027, e tem outros números para o preferencial, eu sou o 1089”, comentou.
Para quem foi a procura de emprego, a espera também foi longa e complicada. Usuários, que preferiram não se identificar por medo de serem prejudicados, contaram precisar também pegar uma pré-senha para enfim terem um número para ser chamado no painel. Além disso, eles relatam a lentidão no atendimento e a falta de informação no local. “ Não tem muita informação, não fui bem direcionado. Depois, eu vi que dos 10 guichês, apenas três estavam funcionando”, relatou um usuário. Ele também conta não ser a primeira vez a enfrentar o problema. “Eu já vim umas cinco, seis vezes e a toda vez que venho é lotado e o atendimento muito lento”, disse.
Procurada, a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), pasta responsável pelo Vapt Vupt, afirmou que, além de oferecer senhas suficientes e policiamento para coibir comportamentos inadequados, o serviço de agendamento registra índice de 58% de evasão, o que indica que mais da metade dos usuários agendam o serviço mas não comparecem ou desmarcam o atendimento marcado.
Ainda sobre o agendamento, a secretaria explica que ele é "dinâmico e pode variar quanto ao número de vagas e datas próximas de acordo com a demanda do público". Além disso, um atendimento prioritário é disponibilizado para aqueles que necessitem da emissão do RG em prazo menor que o disponível. Para receber o atendimento, que pode ser realizado em qualquer equipamento, deve ser comprovada a urgência através da apresentação de documentos. Estes atendimentos são realizados independente da limitação de senhas diárias.
Segundo a SPS, as unidades seguem a recomendação da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), órgão responsável pela emissão de Carteiras de Identidade Civil/Registro Geral (RG). Diariamente, são disponibilizadas 200 senhas para este serviço na unidade da Messejana e outras 300 senhas na unidade do bairro Antônio Bezerra.
Quanto a organização das filas e possível venda de lugares, a SPS informou que conta com o reforço da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), que diariamente está nas unidades, de 5h às 7h, para "manutenção da ordem e coibição de comportamentos inadequados".
Sobre o número de senhas para o mesmo atendimento e a demora para a chamada no guichês, a secretaria ainda não se pronunciou.
Com informações da repórter Izadora Paula