Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Ceará tem caso suspeito de coronavírus

Por meio do teste genômico é possível identificar a presença do vírus. Nele, é pego o código genético presente na pessoa e comparado com o código de um banco mundial.
17:04 | Jan. 29, 2020
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ministério da Saúde informou há pouco, em entrevista coletiva, um caso suspeito de coronavírus no Ceará. Há também três casos em São Paulo, dois em Santa Catarina, um no Rio de Janeiro, um em Minas Gerais e um no Paraná.

Ao todo foram 33 notificações de coronavírus no Brasil, sendo 9 considerados suspeitos, 4 descartados e 20 excluídas.

Paciente com suspeita de coronavírus no Ceará está internado em Sobral

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Assista a live:

Em transmissão ao vivo, pelo Facebook, representantes do Ministério da Saúde explicaram como é feito essa testagem do vírus. Quando é descartada a possibilidade de uma gripe comum é feito o teste metagenômico, considerado extremamente preciso. Por meio dele, é pego o código genético presente na pessoa e comparado com o código de um banco mundial, em que há dados coletados de países que já identificaram o vírus na população.

No Ceará não é feito o teste, que por enquanto ocorre na Fundação Fiocruz, no Rio de Janeiro. “Esse é um esforço nacional onde temos fundação Ezequiel Dias, Fiocruz e outras, que vão participar desse esforço”, declarou um dos representantes do Ministério.

A medida de alteração de temperatura na entrada do aeroporto, para evitar contaminação por meio pessoas vindas da China, é vista como uma “ação inócua”, conforme experiência com outros vírus.

Veja tabela:

(Foto: Reprodução/Ministério da Saúde)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar