Participamos do

Fortaleza tem chuva e ventania de 47 km/h neste domingo; bairros registram queda de energia

Em Sobral, foram registrados ventos de 59,4 km/h. Conforme a Funceme, o calor e a alta umidade do ar dos últimos dias ajudaram a provocar instabilidades
12:40 | Jan. 26, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 12h20min

Bairros da capital cearense amanheceram com chuva e forte ventania na manhã deste domingo, 26. Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), Caucaia foi o município que registrou o maior volume de chuvas, com 12 mm, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Benfica, Vicente Pinzon, Meireles, Cocó e Quintino Cunha registraram oscilação de energia elétrica. Além desse ocorrido, devido a ventania árvores caíram na Av. Jovita Feitosa e alguns sinais de trânsito não estão funcionando. 

Em nota, a Enel Distribuição Ceará informou que a forte chuva causou o desarme da linha de distribuição de alta tensão Água Fria - Papicu, interrompendo o fornecimento de energia em alguns pontos da cidade durante seis minutos. O fornecimento de energia foi restabelecido por volta das 12 horas e a companhia segue trabalhando para identificar o motivo do desarme na linha de distribuição.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Fortaleza chegou a registrar rajadas de vento de 47 km/h. Em Sobral, foram registrados ventos de 59,4 km/h. Conforme a Funceme, o calor e a alta umidade do ar dos últimos dias ajudaram a provocar instabilidades. O barulho da ventania foi percebido em diversos bairros devido a formação de uma linha de instabilidade próximo à costa fortalezense, composta por um conjunto de nuvens do tipo cumulonimbus.

Na imagem de satélite é possível observar a linha de instabilidade
Na imagem de satélite é possível observar a linha de instabilidade (Foto: Divulgação/Funceme)

A previsão, segundo a Funceme, é que em áreas do Noroeste, como Litoral Norte e Ibiapaba, as precipitações devem ser mais intensas. Já em Fortaleza, a tendência é de redução. Além de Fortaleza e Caucaia, os municípios de São Gonçalo do Amarante, Itaitinga e Itapiúna também registraram chuva entre às 7 horas desse sábado, 25, e às 7 horas deste domingo, 26. 

5 maiores chuvas por posto no dia:

Caucaia: 12.0 mm

São Gonçalo Do Amarante: 5.0 mm

Itaitinga: 4.0 mm

Itapiúna: 2.2 mm

Fortaleza: 0.2 mm

Os dados foram atualizados pela Funceme às 10h45min.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar