Participamos do

Ano novo chinês será comemorado em evento da Uece em Fortaleza

A programação contará com atividades que abrangem tanto uma explicação da festividade como abordam a cultura chinesa em geral. Professor chinês fará palestra sobre o significado do ano novo lunar
14:31 | Jan. 24, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em decorrência da primeira lua nova, o ano novo chinês será comemorado em 2020 neste sábado, 25. Diferente do calendário ocidental, definido pela translação da terra, o calendário chinês é organizado de acordo com as fases da lua e a posição do Sol.

A festividade marca o início do ano do rato, animal conhecido pela sua inteligência, habilidade e por ser um portador da prosperidade. Pelo fato de o roedor ser o primeiro dos 12 animais que compõem o calendário chinês, ele representa o ano dos começos.

Em Fortaleza, os interessados pela cultura chinesa poderão conhecer um pouco mais da festividade em um evento do Laboratório de Estudos e Pesquisas Orientais (Lepo), na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Ao longo do dia, a instituição promoverá atividades que abrangem tanto uma explicação da data como a cultura chinesa de forma mais geral.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia mais: China isola 20 milhões e cancela ano-novo. Brasil descarta casos

Na programação, haverá palestra sobre o que é o ano novo lunar; meditação, ioga e Qi Gong; sessões de auriculoterapia (técnica de acupuntura); apresentações de artes maciais como Tai Chi Chuan, Taekwon-do e Kendo; contagem regressiva e apresentações artísticas.

Antônio Guerra, professor da Uece e coordenador do Lepo, explica que essa é uma forma de tentar incentivar uma comunidade chinesa mais unida na Capital. Ele explica que, diferentemente dos japoneses, os chineses que vivem em Fortaleza não costumam se encontrar de forma sistemática.

Além de eventos como esse, o Lepo ainda promove cursos de português para os orientais como tentativa de auxiliar e fortalecer essa comunidade. “Eu vejo o Laboratório funcionando como uma ponte. No Ceará tem vários espaços que lidam com alguma parte da cultura oriental e essa é uma forma de elas se encontrarem”, ressalta Guerra.

Em seu primeiro ano novo fora da China, o professor Jianhua Su, que está vinculado ao Instituto Confúcio, integrará a programação do evento na Uece com uma palestra sobre a festividade. Ele conta que em seu país natal essa época é bem parecida com o Natal para os brasileiros.

"Essa é uma ocasião muito importante para reunir família e amigos. Muitas pessoas saem das cidades onde estão trabalhando ou estudando e viajam para suas casas. É sem dúvida uma das maiores migrações humanas no mundo. No ano passado, mais de três bilhões de pessoas viajaram na China nesse período", disse.

Jianhua ainda disse que, apesar de se sentir um pouco nostálgico, vê a vinda ao Brasil como uma possibilidade de divulgar a cultura chinesa. “A maioria das pessoas com que estou convivendo nem sabe da existência do ano novo chinês. Depois dessa passagem, espero que mais pessoas tenham vontade de aprender a falar mandarim”, apontou o professor.

Confira a programação completa:

Meditação, yoga e Qi Gong; e sessões de Auriculoterapia (técnica de acupuntura) são algumas das atividades da programação.
Meditação, yoga e Qi Gong; e sessões de Auriculoterapia (técnica de acupuntura) são algumas das atividades da programação. (Foto: Divulgação/Uece)

Serviço

O que: comemoração do Ano Novo Chinês na Uece
Data: neste sábado, 25, a partir das 9 horas
Local: saguão térreo da Reitoria da Uece (Avenida Silas Munguba, 1700)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar