Participamos do

Obra de miniterminal de ônibus na Washington Soares começa nesta semana

Moradores da região se preocupam com as residências; obras beneficiarão 100 mil usuários do transporte público
10:41 | Jan. 22, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A prefeitura de Fortaleza anunciou na manhã desta quarta-feira, 22, a construção de dois mini terminais de ônibus na Capital. Um deles, localizado na avenida Washington Soares, no bairro José de Alencar, terá suas obras iniciadas ainda esta semana, com previsão de entrega para o segundo semestre deste ano. A outra estrutura será construída posteriormente, com obras iniciadas em fevereiro, no bairro José Walter.

O equipamento da Washington Soares terá 600m² e será construído entre as ruas Olímpio Leite e Esmerino Parente, com quatro plataformas cobertas para embarque e desembarque, com pontos de autoatendimento do bilhete único e postos da Guarda Municipal de Fortaleza, além de banheiros e quiosques de alimentação. As obras serão executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e terão investimentos de R$ 3,8 milhões. Os equipamentos tem o objetivo de melhorar a rotina de viagem dos usuários de transporte público da região, beneficiando cerca de 100 mil pessoas.

A intervenção irá favorecer principalmente as pessoas que precisam se deslocar entre a Messejana e o Centro, de acordo com o presidente interino da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Ele disse que atualmente muitos usuários da região realizam o chamado trajeto negativo, quando é necessário percorrer um trecho do caminho em direção oposta ao destino final.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ferreira ainda pontuou que, em conjunto com a população, a gestão municipal irá fazer um redesenho das linhas que passam pelo entorno do terminal, além de analisar a demanda que surge naturalmente com a construção de um equipamento como esse. O número de linhas que passa pelo local, atualmente correspondente a 13, deve subir para 15 a 20, segundo o presidente.

Veja como ficará o miniterminal

O secretário executivo da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Luiz Alberto Sabóia, argumentou que a construção dos miniterminais irá fortalecer o transporte público como forma de deslocamento na cidade. Ele explica que isso é fundamental para aumentar a segurança viária e prevenir mortes no trânsito. “As estatísticas mostram que as possibilidades de uma pessoa morrer em uma motocicleta é 200 vezes maior que dentro de um ônibus”, ressaltou.

No entanto, as obras preocupam alguns moradores da região, como a cobradora Daleia Soares Ferreira. Ela teme pela desapropriação de sua casa e comenta que a prefeitura não fez nenhum tipo de procedimento. "Fomos convocados para um fórum, mas só isso. Eles não falaram o que vão fazer com a gente". Residente do bairro há 40 anos, ela espera que a obra gere mudanças positivas e que não precise mudar de residência.

O prefeito Roberto Cláudio comentou sobre a ocupação de 30 casas em uma via municipal e declarou estar aberto para diálogos com os moradores. O titular comentou sobre o Fundo Mobiliário, recurso que pode ajudar em negociações de terrenos para obras públicas. "Não é uma desapropriação para uma obra, mas são ações judiciais já movidas anteriormente pela Procuradoria Geral do Município".

Outras obras serão feitas pela Cidade

O próximo miniterminal a ser construído em Fortaleza será no bairro José Walter, entre as avenidas Bernardo Manuel e João de Araújo Lima. Com 700m² de área, contará com três plataformas cobertas para embarque e desembarque, além de ciclovias. As obras terão início em fevereiro deste ano.

O prefeito também anunciou na coletiva que estudos estão sendo realizados para construção de um miniterminal no bairro do Centro, próximo ao Theatro José de Alencar.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar