Participamos do

Interdição em trecho na Alberto Craveiro causa engarrafamento e dúvida sobre paradas de ônibus

Com a intervenção, pedestres reclamam da grande quantidade de poeira, relatam casos de lotação e atraso em ônibus. Antes das 7h30min desta segunda, 20, avenida já estava bastante congestionada
10:05 | Jan. 20, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada no dia 21/01 às 09h:22min

A avenida Alberto Craveiro apresenta congestionamento na manhã desta segunda-feira, 20. O problema ocorre devido à intervenção para obras de drenagem e pavimentação da via, realizadas pela Prefeitura de Fortaleza desde a noite da sexta-feira, 17. Por causa do bloqueio, condutores que trafegam pela BR-116 no sentido Centro, com emenda na avenida Raul Barbosa, enfrentam a lentidão, acentuada pela grande concentração de carros no local. Este era o ponto mais crítico da região. Até as 8h30min desta segunda, 20, a situação não havia melhorado. A reportagem chegou pouco depois das 7 horas.

As obras da avenida compreendem o trecho entre a alça da BR-116 e a avenida Senador Carlos Jereissati. Conforme O POVO apurou, a circulação de carros também está engarrafada no sentido da avenida Alberto Craveiro em direção ao aeroporto, com acesso a partir do viaduto da avenida Senador Carlos Jereissati. Somente após o viaduto, o trânsito flui com mais tranquilidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já os condutores que trafegam pelas vias do entorno em direção ao bairro Messejana também estão livres de engarrafamento.

Com a intervenção, pedestres reclamam da grande quantidade de poeira, e relatam casos de lotação e atraso dos ônibus. Segundo O POVO observou, foi improvisada uma parada para o transporte público, com pessoas ocupando a via em interdição para subir e desembarcar do ônibus, já que a antiga parada para o coletivo está inacessível.

Um agente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) estava dando orientações no local. Ele era o único até o horário que a equipe ficou no trecho. Ao O POVO, o agente disse que não podia dar muitas informações, mas fez alguns comentários. Um deles é de que ainda há incerteza sobre a situação da parada de ônibus citada. Não se sabe se ela será removida completamente ou irá para outro local.

Muitas pessoas estavam embarcando e desembarcando na parada improvisada. Uma delas era Adriano Felipe, que esperava o Parangaba/Papicu/Aeroporto (066) há uma hora. Adriano trabalha no bairro Parangaba e todos os dias precisa pegar transporte na Alberto Craveiro. Ao O POVO, ele também reclamou dos transtornos das obras no local, que acompanha desde que começaram. "Imagina no período de chuvas, como não vai ficar aqui?", ponderou.

Com interdição, pedestres precisam pegar ônibus em parada improvisada
Com interdição, pedestres precisam pegar ônibus em parada improvisada (Foto: MAURI MELO/O POVO)

Ao seu lado, Hellen Daianny também aguardava o mesmo ônibus. A jovem trabalha no bairro Serrinha e também comentou sobre a demora do transporte. Muitos pedestres estavam com dúvidas sobre o tráfego no local, assim como motociclistas que constantemente paravam para perguntar.

É o caso de Lucas Alexandre, que trabalha ao lado do Makro e chegava de moto na Alberto Craveiro, mas acabou pegando uma via errada. "Está muito confuso. O rapaz (agente da AMC) me orientou que, depois do viaduto, eu voltasse na contra mão mesmo para entrar na empresa", explicou.

Ponto de ônibus desativado

Em nota enviada ao O POVO na manhã desta terça, 21, A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou que desativou o ponto de parada localizado antes do viaduto para garantir a segurança viária e não autorizou as empresas de ônibus a realizarem o desembarque na Av. Alberto Craveiro. Os passageiros devem utilizar o próximo ponto que se encontra na Av. Carlos Jereissati (avenida do Aeroporto).

De acordo com comunicado da Prefeitura, as novas rotas de desvio são:

Sentido Aeroporto/Aldeota: entrar à direita na alça do viaduto da avenida Senador Carlos Jereissati e depois à esquerda na avenida Alberto Craveiro;

Sentido Aldeota/Aeroporto: seguir no contrafluxo da avenida Alberto Craveiro, acessar o viaduto da avenida Senador Carlos Jereissati (que terá o sentido invertido), retornando à pista original em direção ao Aeroporto;

Sentido Aldeota/Castelão: seguir no contrafluxo da avenida Alberto Craveiro, acessar o viaduto da avenida Senador Carlos Jereissati (que será invertido), realizando o primeiro retorno para pegar a avenida Alberto Craveiro à direita.

Por causa da intervenção, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) alterou a circulação das seguintes linhas de ônibus:

  • 027 – Siqueira/Papicu/Aeroporto (ida/volta)
  • 066 – Parangaba/Papicu/Aeroporto (ida/volta)
  • 087 – Expresso/Siqueira/Papicu
  • 089 – Expresso/Parangaba/Papicu
  • 094 – Expresso/Parangaba/Aldeota
  • 680 – José Walter/Papicu/Cidade Jardim
  • 917 – Aeroporto/Beira Mar
  • 603 – Jardim União/Centro
  • 604 – Dias Macedo/Centro
  • 605 – José Walter/BR 116/Av. I
  • 606 – José Walter/BR 116/Av. N
  • 633 – Passaré/Centro
  • 666 –Jardim Castelão

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar